Quem são os Master Black Belts Lean Seis Sigma?
Melhoria de Processos

04 de fevereiro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Quem são os Master Black Belts Lean Seis Sigma?

Master Black Belts são especialistas responsáveis ​​pela implantação estratégica do Seis Sigma dentro de uma organização. Eles promovem e apoiam atividades de melhoria em todas as áreas de negócios de sua organização, bem como em fornecedores e clientes.

Suas principais responsabilidades incluem:

  • Fornecer orientação e suporte para as equipes Black Belts, Green Belts e Seis Sigma para usar as ferramentas de melhoria apropriadas a um problema específico.
  • Ajudar a desenvolver e implantar métricas e painéis organizacionais.
  • Desenvolver, manter e revisar o currículo Seis Sigma, ministrando treinamentos em sala de aula e servindo de ligação com agências externas no fornecimento de treinamento Seis Sigma.
  • Networking com outros Master Black Belts.

 

Dica

Ainda não possui certificação Lean Six Sigma e não sabe por onde começar? Conheça nosso curso gratuito de Certificação White Belt FM2S. Com ele, você entenderá mais sobre a metodologia e será capaz de estruturar projetos de baixa complexidade, desenvolvendo e implementando soluções para resolução de problemas. Confira:

  • Certificação White Belt

O que as empresas procuram nos Master Black Belts?

Dadas essas responsabilidades, as empresas que publicam os trabalhos do Master Black Belt normalmente procuram um candidato com as seguintes habilidades e experiências (ou um conjunto similar):

  • Mais de dois anos de experiência como Black Belt
  • Mais de cinco anos de experiência empresarial
  • Domínio das ferramentas de melhoria de processos Seis Sigma (DMAIC), Design para Seis Sigma (DFSS) e Lean
  • Conclusão de pelo menos cinco projetos Black Belt com resultados de negócios significativos
  • Experiência na gestão de projetos multifuncionais, forte capacidade de liderar outros sem autoridade direta
  • Fortes habilidades de gerenciamento de mudanças
  • Experiência na entrega de treinamento em Black Belt e Green Belt
  • Dez ou mais Black Belts ou Green Belts treinados para a conclusão e certificação de projetos de sucesso
  • Excelente comunicação escrita e verbal e habilidades de apresentação

Qual é o caminho da carreira Black Belt?

Bons Black Belts fornecem muito valor adicional à sua empresa, entregando resultados mensuráveis ​​nos projetos que eles conduzem à implementação. Ao fazer isso repetidamente, bons Black Belts normalmente se movem em diferentes caminhos ainda mais em suas carreiras:

  • Alguns Black Belts usam suas experiências multifuncionais e seu papel de liderança nas equipes de melhoria como base para os próximos passos na organização. E qual seria a melhor maneira de usar ainda mais a capacidade de fazer perguntas baseadas em fatos sobre decisões dentro de sua linha de responsabilidade?
  • Outros Black Belts desenvolvem uma visão pessoal de especialistas em metodologia e equipes de apoio de forma mais consultiva - eles querem se tornar consultores internos para sua empresa no futuro. Dessa forma, estes são os candidatos certos para o Master Black Belt.

Nenhuma dessas carreiras é a melhor solução. Isso realmente depende da personalidade do indivíduo.

Como é o treinamento para Master Black Belts?

Olhando para as responsabilidades, habilidades e experiência necessárias, é óbvio que nem todo Black Belt realmente tem o potencial de se tornar um Master Black Belt. Mas mesmo para aqueles que têm o potencial, o treinamento Master Black Belt é valioso. De fato, treinamento adicional é algo frequentemente solicitado pelos Black Belts que querem se tornar um Master Black Belt. Então, como o treinamento pode ajudar?

Tópicos abordados no treinamento Master Black Belt

  • DFSS: A metodologia DFSS para processo e design de produto, o roteiro IDOV (ou DMADV) e ferramentas DFSS selecionadas.
  • Lean: A abordagem Lean, principais ferramentas usadas na manufatura, bem como ambientes transacionais / de serviço.
  • Integração de iniciativas: Como alinhar diferentes iniciativas em uma empresa como Six Sigma, ISO9000, Balanced Scorecard, Lean.
  • Liderança de projetos transculturais: O que são questões culturais ao lidar com implantações de Seis Sigma interculturais em empresas multinacionais? Como reconhecer e abordá-los.
  • Seleção de projetos estratégicos e gerenciamento de desempenho: Como traduzir a estratégia de uma empresa em processos e determinar indicadores que direcionam a estratégia. Como criar e relatar em dashboard?

Quando se trata de desenvolver habilidades ou comportamentos específicos, o treinamento geralmente é mais limitado e sempre precisa ser acompanhado por exercícios práticos, bem como pela aplicação dessas habilidades nas operações do dia-a-dia. Dessa forma, como o treinamento do Master Black Belt é realizado em várias sessões, os planos de desenvolvimento individual devem ser determinados antes do final da primeira sessão. Os candidatos ao Master Black Belt são então solicitados a trabalhar nas áreas de melhoria destacadas em seu plano. Nas sessões seguintes, eles são então desafiados contra seus planos de desenvolvimento.

Se interessou por essa certificação? Confira nosso curso de Lean Seis Sigma Master Black Belt FM2S e seja referência em excelência operacional e melhoria contínua: Master Black Belt

Tópicos relacionados ao desenvolvimento pessoal no treinamento Master Black Belt são tipicamente:

  • Habilidades de treinamento: como dominar situações de treinamento com outros belts.
  • Habilidades de treinamento: como fornecer treinamento altamente eficaz para todos os níveis de público. Como construir sessões de treinamento de alto impacto. Como fazer apresentações vitais e prender a atenção dos participantes.
  • Habilidades de consultoria: como consultar em diferentes níveis de uma organização um ambiente de aprimoramento estratégico avançado.

Como fazer a contratação de um Master Black Belt certificado?

Existe algum problema ou motivo para preocupação em contratar um Master Black Belt certificado? A resposta é: depende. Pois, como cada empresa ou consultoria certificadora tem regras diferentes, os critérios de certificação são tão rigorosos quanto essa entidade quer que eles sejam. Não há um padrão para a certificação Master Black Belt. As empresas que levam a certificação a sério, no entanto, normalmente terão um conjunto de critérios de certificação bem documentados.

Além de ter o treinamento, as habilidades e a experiência descritos na seção acima intitulada “O que as empresas procuram em Master Black Belts”, os Master Black Belts também devem ter:

  • Treinamento adicional, por exemplo, passou por um programa de treinamento Master Black Belt.
  • Projetos adicionais concluídos, incluindo a liderança de um projeto “empresa cruzada” de tamanho e impacto significativos para uma implementação bem-sucedida.
  • Outros belts associados: por exemplo, ajudaram pelo menos 5 Black Belts ou Green Belts com a conclusão bem-sucedida do projeto.
  • Desenvolveu a abordagem Seis Sigma em sua organização, por exemplo, desenvolveu ferramentas adicionais e material de treinamento, impulsionou a implantação do Six Sigma e a seleção de projetos em uma função de negócios específica.
  • Concluiu um exame Master Black Belt.

Dessa forma, devido à grande variação entre as empresas certificadoras, é necessário solicitar uma entrevista com os Master Black Belts para entender o trabalho que as certificou e para fornecer os critérios de certificação. Infelizmente, existem alguns Master Black Belts que só têm uma “certificação no papel” versus aqueles que trabalharam duro para obter seus conhecimentos, habilidades e experiência.

Desenvolver ou contratar de fora o Master Black Belt?

As empresas devem contratar Master Black Belts prontos ou desenvolvê-los internamente? Muitas empresas lutam com essa questão. Os argumentos mais comuns a favor do desenvolvimento interno são que os Master Black Belts treinados internamente têm o melhor conhecimento da empresa, conhecem os processos, a estrutura, as redes formais e informais da empresa, compreendem melhor como navegar pela organização e, muitas vezes, trabalhar por um salário menor. Argumentos a favor da contratação externa são de que os Master Black Belts não precisam passar por nenhum treinamento e, portanto, entregarão resultados mais rápidos, e eles têm uma visão nova e externa da organização.

Outro filtro útil para examinar o dilema consultoria ou Master Black Belt interno é investigar essas duas dimensões:

  1. O valor do capital humano para a organização, ou seja, até que ponto a posição é realmente crucial para a estratégia da empresa, tem um claro impacto em seu sucesso.
  2. A singularidade deste recurso para a organização, ou seja, a escassez no mercado de trabalho das habilidades ou capacidades em questão (Quão difícil é replicar ou duplicar o know-how específico de fora?)

Além disso, os gerentes de contratação da Master Black Belt devem sempre discutir com os candidatos suas aspirações. Enquanto alguns querem ser Master Black Belts para o resto de suas vidas, outros podem ver o trabalho como um trampolim para um trabalho de função de linha na organização. Os Master Black Belts têm uma grande exposição a vários departamentos e níveis dentro da organização; é, portanto, muito provável que lhes seja oferecido um emprego em um departamento diferente. Diante disso, é necessário desenvolver caminhos claros e promissores para os Master Black Belts. Isso não só ajudará a atrair e reter os Master Black Belts na empresa, mas também dará ao gerente de contratação melhores oportunidades de planejamento.

Qual a diferença entre um Black Belt e um master Black Belt?

A diferença entre esses dois especialistas está no nível de gestão. Dessa forma, um black belt está apto em desenvolver uma ou mais áreas através da aplicação de estatística e ferramentas da qualidade, no qual este é proficiente. Ele atua como um líder de projetos Seis Sigma.

Por outro lado, o Master Black Belt já assume um papel mais estratégico na empresa, lidera projetos maiores e está em constante contato com a alta liderança, servindo ainda de mentor aos Black Belts na execução de seus projetos.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.