Como implementar o Lean Six Sigma em seu restaurante?
Blog

10 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como implementar o Lean Six Sigma em seu restaurante?

Como implementar o Lean Six Sigma em seu restaurante?

Implementar as metodologias do Lean Six Sigma em seu restaurante pode trazer melhorias reais e sustentáveis. O Six Sigma engloba métodos para aumentar a eficiência, reduzindo erros e desperdícios. Com o treinamento Lean Six Sigma, você pode aprender métodos para alcançar os resultados desejados, juntamente com estratégias comprovadas para ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Hoje, o negócio do restaurante é mais competitivo do que nunca. Para ter sucesso na economia de hoje, os proprietários e gerentes de restaurantes devem criar mais eficiência e reduzir erros para melhorar continuamente e manter a satisfação do cliente o mais alto possível.

Como turbinar seu restaurante com o Lean Six Sigma?

A técnica Six Sigma DMAIC

Os proprietários de restaurantes podem usar a metodologia de DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) para aprender o que funciona - e o que não - em seus restaurantes. Em vez de basear decisões na adivinhação e reagir a novos desafios, o treinamento para certificação Lean Six Sigma irá ensinar-lhe como coletar e analisar dados reais, medir a eficácia de suas decisões e implementar processos de melhoria em tempo real.

Como reduzir a ineficiência e os erros no seu restaurante?

O Six Sigma foi originalmente criado na indústria de manufatura, mas sua abordagem pode ser aplicada a inúmeras outras indústrias. No setor de serviços, ao invés de aplicar métodos de melhoria Six Sigma para criar um produto melhor que um consumidor eventualmente compra, os resultados são geralmente mais imediatos - porque seus clientes estão mais envolvidos no processo. Além disso, o seu produto não é armazenado como um produto manufaturado, e pode haver mais dificuldades em criar padronização para entregar um produto consistente aos clientes.

Você ainda pode trabalhar para reduzir a ineficiência e os erros aplicando o que aprendeu no treinamento Six Sigma para suas operações de restaurantes.

Como melhorar a precisão do pedido?

Implementar uma prática simples, como repetir encomendas aos clientes, pode começar a reduzir erros de forma instantânea. Em fast food, você pode investir em uma tela de pedido para cada registro, para que os clientes vejam que seu pedido foi inserido corretamente. Em um estabelecimento de jantar, os garçons podem ser treinados para simplesmente repetir a ordem de cada cliente - especialmente se eles não os anotarem.

Como melhorar a qualidade?

Em uma operação de fast-food, diferentes embalagens podem manter os alimentos mais quentes e melhorar a satisfação do cliente. A implementação de padrões de produção baseados na medição da demanda ao longo do dia também pode ajudar a reduzir o desperdício. Para restaurantes, controles rigorosos sobre quanto tempo de espera da comida é permitida depois de preparada, também pode ajudar a melhorar a qualidade geral.

Como reduzir os erros em equipe?

Implementar uma abordagem de equipe para preparar pratos garante que mais de um trabalhador verifique se a ordem está completa e correta antes de sair da cozinha. Processos padronizados garantem que os alimentos sejam cozidos corretamente e apenas a tempo de serem entregues quente na mesa.

Como aumentar as vendas com maior satisfação do cliente?

Na indústria de restaurantes, o pessoal geralmente desempenha um papel importante na prestação de serviços aos clientes. As vendas também podem ser diretamente afetadas pelo atendimento ao cliente. No entanto, a abordagem Six Sigma coloca valor em outras áreas. Por exemplo, para controlar os processos realizados por seus garçons, bartenders e hosts, você pode alterar a fase de controle da técnica DMAIC em seu programa de treinamento para incorporar práticas comprovadas para melhorar o serviço.

Como melhorar a eficácia do restaurante?

Dependendo do tipo de restaurante que você possui, o foco na eficácia pode variar. Por exemplo, uma operação de take-out precisará de mais atenção para melhorar a entrega de produtos e serviços de alta qualidade para clientes com velocidade adicional e menor custo. Já em restaurantes mais sofisticados, os donos de restaurante provavelmente se concentrarão mais na eficácia da entrega de produtos de alta qualidade e nas experiências gastronômicas.

Além da qualidade dos alimentos, a técnica Six Sigma do DMAIC pode ajudá-lo a criar um marketing mais eficaz para o seu restaurante, o que também pode ajudar a aumentar as vendas. Usar dados reais para segmentar seu cliente do melhor ajuste e medir seus resultados, pode fazer uma grande diferença na eficácia de uma estratégia de marketing. Em vez de uma abordagem de dispersa, você sabe que estará se concentrando no público certo. Além disso, você pode medir seus resultados e implementar imediatamente as melhorias necessárias. Você também pode usar a técnica DMAIC para criar incentivos de pessoal para ajudar a aumentar seu valor médio da conta e melhorar a lucratividade.

Como o Lean Six Sigam ajuda a reduzir custos?

A gestão de um restaurante significa manter um controle rigoroso sobre inventário e desperdício. Os métodos de controle comprovados do Six Sigma podem dar-lhe as ferramentas para controlar o estoque e o desperdício de forma mais eficaz, levando a custos mais baixos. Ao medir e analisar dados, você pode determinar o nível exato de inventário que você precisa para produzir seu menu para uma noite de sábado, versus um almoço de domingo. E em restaurantes, cada item desperdiçado reduz lucros. Felizmente, os desperdícios podem ser facilmente medidos, analisados ​​e eliminados através das técnicas Six Sigma.

Teste novos produtos da maneira inteligente

Quando a maioria dos restaurantes apresentam um novo produto, eles o colocam no menu e esperam para ver se os clientes o ordenam. Se você estivesse executando seu restaurante com as estratégias Six Sigma, você saberia por meio de análise de dados, do contador ou CPA se um novo produto tivesse obtido seu lugar em seu menu com maiores vendas e lucros.

Um benefício de implementar esta metodologia estabelecida é que traz um relacionamento interno mais forte com cada área do negócio. Por exemplo, no setor de restaurantes, o uso de um contador é fundamental para minimizar os custos e garantir que a manutenção correta dos registros esteja sendo concluída em nome do negócio. Isso economiza fundos substanciais para o negócio.

Esta base de conhecimento particular que os ajuda a tomar decisões que economizam dinheiro também facilita o avanço das suas carreiras para se tornar CPAs. Assim, promove a colaboração empresarial em indústrias que não existem necessariamente. Neste ponto, no ciclo de utilização do Seis Sigma, como benefício residual, novos negócios foram gerados e mais profissionais de contabilidade ganharam emprego.

Para uma loja de café real, a função métrica do Six Sigma permitiria testar a viabilidade de adicionar um latte de abóbora versus um moca de canela ao seu menu. Medir o número de clientes e a transação média antes do novo produto e depois de cada nova bebida ser introduzida pode dar-lhe uma decisão clara com base em dados reais e mensuráveis.

Como a Certificação Six Sigma pode melhorar seu treinamento?

Como filosofia de gestão, o Six Sigma transformou inúmeras organizações em todo o mundo, tornando-as mais eficazes e eficientes. Em todo restaurante, proprietário e gerente podem usar as metodologias Six Sigma como uma estratégia para administrar seus restaurantes de forma mais eficiente e lucrativa.

O treinamento e a certificação Six Sigma estão amplamente disponíveis, tanto na configuração tradicional presencial, quanto por meio de programas de treinamento online Seis Sigma. Explore todas as opções e você pode determinar que a conveniência e flexibilidade de um programa on-line funciona melhor para sua vida ocupada. Faça o Green Belt e Black Belt da FM2S e turbine se restaurante.

Implementar o Six Sigma em uma operação de restaurante pode ter resultados incríveis. Não só você pode construir uma base mais satisfatória de clientes, mas você também criará uma operação mais eficiente - e desfrutará de maiores margens de lucro de forma consistente.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.