O que é o Lean Innovation Management e como aplicá-lo?
Lean Innovation Management

03 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é o Lean Innovation Management e como aplicá-lo?

O que é o Lean Innovation Management?

O uso da gestão da inovação aumenta suas margens operacionais. Esta foi uma das principais conclusões de um estudo europeu sobre o desempenho da Gestão da Inovação em PMEs. Os campeões de crescimento alcançaram aproximadamente 12% de margens operacionais, um desempenho excepcional em comparação com a margem operacional de 5% da média das PMEs.

O artigo apresenta um esboço e um roteiro para estabelecer a metodologia Lean Innovation Management que é fácil de usar. A metodologia foi criada por Dr. Dirk Balfanz e Dr. Bernhard Kölmel.

[caption id="attachment_15189" align="aligncenter" width="600"]Curso de Lean Manufacturing Curso de Lean Manufacturing[/caption]

A maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) conseguiu instalar algum tipo de processos de gerenciamento estruturado, porque é vital para o sucesso comercial. O tipo e o foco principal desses instrumentos de gerenciamento podem variar amplamente do planejamento estratégico de longo prazo para o gerenciamento operacional do dia-a-dia.

A PME média não possui pessoal qualificado para se adaptar e introduzir novos processos de gestão. Na maioria dos casos, o Lean Innovation Management não é o primeiro instrumento a ser estabelecido. No entanto, o seu futuro depende da sua capacidade de oferecer produtos e serviços inovadores e a capacidade de inovar em seus processos de negócios. Gerenciar todo o processo requer uma estratégia de inovação clara, uma cultura organizacional que suporte a inovação e processos que assegurem que as ideias da inovação sejam desenvolvidas adequadamente.

Quer saber mais sobre Lean?

Quais os desafios do Lean Innovation Management?

Ao promover o Lean Innovation Management nestas circunstâncias, vários problemas podem ser observados: relutância interna a "apenas outra" estratégia de gerenciamento e pedido imediato de uma análise custo-benefício. Assim, mesmo que seja de grande importância estratégica, o empenho interno e o financiamento para este tipo de engenharia de processos de negócios são difíceis de adquirir. Do ponto de vista das PMEs, um Lean Innovation Management integrativo pode ser estabelecido como um suplemento a uma determinada estratégia de gerenciamento que reduziria a barreira para uma promoção de Gestão da Inovação bem-sucedida.

Neste contexto, o foco deste trabalho tem sido o de derivar e desenvolver uma abordagem e metodologia de Gestão da Inovação, em particular destinadas às PMEs, denominadas SLIM – Small Business Lean Innovation Management.

O desenvolvimento do SLIM seguiu uma abordagem de pesquisa-ação e se assemelha ao quadro utilizado para a derivação de uma abordagem de roteamento rápido por Phaal, Farrukh e Probert. A abordagem SLIM foi moldada dentro de uma fase piloto e amadurecida por meio de uma fase de estudo de caso em implementações repetidas.

Quais os principais objetivos do Lean Innovation Management?

Os principais objetivos foram definir um início simples para Gestão da Inovação que se adapte facilmente a estratégias de gerenciamento já estabelecidas e se integre com elas, permaneça extensível, defina um processo relacionado para a iniciação da empresa e forneça estimativas da vida real para os esforços organizacionais relacionados. Uma parte integrante da abordagem da Gestão da Inovação é o estreito vínculo entre o desempenho da Gestão da Inovação e o desempenho do negócio voltado para o crescimento.

Quem pode usar melhor SLIM - e onde isso ajuda?

Em sua visão de longo prazo, a Gestão da Inovação está intimamente relacionada à perspectiva estratégica e aos processos de planejamento estratégico. Ao tentar definir e implementar a Gestão da Inovação em uma organização, experiências pré-existentes ou mesmo estruturas maduras decorrentes de abordagens de gerenciamento estratégico são altamente favoráveis ​​- e as pessoas dedicadas que impulsionam o processo de implementação da inovação são absolutamente necessárias.

Assim, as empresas candidatas ao Lean Innovation Management devem ter:

  • Primeiras experiências com estruturas e processos de planejamento estratégico
  • Um tamanho mínimo que permite a nomeação de uma pessoa responsável pelo processo de inovação ou mesmo uma pequena equipe.

O Lean Innovation Management no total é visto para abranger toda a cadeia de processo, desde as primeiras ideias/pesquisa básica até o lançamento no mercado de um produto final. O Lean Innovation Management destina-se a apoiar as primeiras fases de inovação, nomeadamente a exploração de ideias e a fase de prova de conceito e a harmonização de processos de decisão de inovação ao longo de toda a cadeia de inovação.

[caption id="attachment_14288" align="aligncenter" width="600"]A Essência do Lean e do Sistema Toyota A Essência do Lean e do Sistema Toyota[/caption]

Quais os elementos que moldam a metodologia Lean Innovation Management?

Os Elementos do SLIM consistem em um pequeno conjunto de estruturas, papéis, processos e documentos organizacionais, que são definidos como modelos e podem ser adaptados às necessidades específicas da empresa.

O conjunto mínimo de elementos que moldam o SLIM é:

  • Documentos: plano de Inovação, backlog de Inovação
  • Estrutura/funções: gerente ou equipe de inovação da empresa, círculos de inovação por unidade de empresa / nível de hierarquia
  • Processos: processo de iniciação, revisões periódicas de inovação por unidade de empresa / nível de hierarquia

O que é o Plano de Inovação no Lean Innovation Management?

O elemento central do SLIM é o Plano de Inovação. Consiste nas duas seções "Missão/Declaração de Visão" e "Roteiro".

A Declaração de Missão/Visão fornece um breve resumo de como uma empresa ou uma unidade de empresa define seu propósito fundamental, principais partes interessadas, responsabilidades/produtos/serviços. Descreve também o principal foco estratégico, ou seja, o que a unidade ou a empresa quer ser. Missão e Visão já são um elemento dado no nível da empresa na maioria das abordagens de planejamento estratégico. No nível da unidade da empresa, eles são altamente úteis para obter esclarecimentos estratégicos. As Declarações de Missão/Visão fornecem a descrição funcional e direcional da situação, ou seja, o quadro estratégico para se argumentar.

O Roteiro - como escolher e fazer as coisas certas?

O Roteiro deve seguir uma abordagem multicamada (mercado, produtos, processos, tecnologias, know-how), fornecendo uma representação gráfica condensada de apenas os principais tópicos estratégicos. O roteiro já inclui os aspectos de inovação (metas de inovação, lacunas e necessidades) que passaram por um processo de discussão e avaliação.

Os roteiros devem ser acompanhados por um breve texto descritivo apontando as principais linhas de argumentação estratégica ("histórias"). O objetivo principal desta adição textual é duplo:

  • Os documentos nunca refletirão todas as ideias e potenciais que foram discutidos. Assim, o roteiro mais o texto deve ser uma ajuda de memória para os autores/editores. O texto adiciona redundância e uma modalidade diferente que pode suportar o recall mental dos detalhes.
  • Pelo mesmo motivo, melhora a legibilidade para outras unidades da empresa e promove a troca estratégica. Embora ainda não reflita todas as ideias, ele permite perguntar por concreto e mais detalhes, se necessário.

O que é o Innovation Backlog no Lean?

Considerando que o Plano de Inovação (Missão/Visão e Roteiro) é um documento mais estável, o Backlog de Inovação é um documento altamente vivo. Funções importantes são providenciar uma coleção aberta para ideias de um lado e um meio para organizar a visão geral e o planejamento das próximas etapas operacionais do outro lado.

O Backlog de Inovação é um documento de alto nível da unidade de referência da empresa. Contém descrições amplas de ideias inovadoras, potenciais de inovação, lacunas de inovações detectadas ou necessidades de inovação. Estimativas ou esquemas aproximados sobre o valor do negócio, riscos, esforço potencial de pesquisa/desenvolvimento e abordagens conhecidas podem ser dadas. O Backlog de Inovação apresenta uma coleção de novos itens não avaliados e uma lista prioritária de itens avaliados.

Os processos que suportam o SLIM devem assegurar uma harmonização permanente de ideias e atividades inovadoras no nível da unidade da empresa (departamentos/divisões) com o nível estratégico da empresa.

Alinhados com uma determinada abordagem de gestão estratégica, a empresa e suas unidades definem seus respectivos objetivos e missões de forma em cascata com diferentes escalas de tempo:

  • curto prazo (abaixo de 1 ano)
  • meio prazo (aproximadamente 1-3 anos)
  • longo prazo (> 3 anos)

Considerando que o planejamento de curto prazo é, na maioria dos casos, coberto pelos processos existentes (por exemplo, objetivos anuais nas abordagens gerenciamento por objetivos ou planejamento relacionado ao desenvolvimento com o Scrum), o planejamento a médio e longo prazos pode ser suportado por meio da abordagem Lean Innovation Management alinhada. Isso inclui a definição de Planos de Inovação e Backlogs em todos os níveis apropriados da empresa com ciclos de atualização adequados. Um processo de iniciação SLIM iniciará a estrutura e os processos de Gestão da Inovação e terá que alcançar também o alinhamento do SLIM com as especificidades da empresa.

Como fazer as avaliações periódicas?

O principal esforço de encontrar e explicar as necessidades de inovação é impulsionado pelo roadmap. As avaliações periódicas devem atualizar o planejamento (pelo menos duas vezes por ano) e avaliar o Backlog de inovação (mais frequentemente). A avaliação do backlog é altamente importante.

A avaliação deve priorizar os itens de Backlog e deve separar aqueles que precisam de propagação para cima (por exemplo, para a Junta de Inovação da Empresa) daqueles que devem ser ativamente abordados dentro da respectiva unidade. Os itens de backlog "ativados" devem ser integrados no planejamento estratégico, ou seja, se tornar parte do Plano de Inovação atualizado.

[caption id="attachment_6877" align="aligncenter" width="300"]Workshops de Inovação Workshops de Inovação[/caption]

Qual o papel do Gerente de Inovação e Equipe?

Estudos de inovação geralmente indicam que os esforços estratégicos (inovação) absolutamente precisam do suporte total do gerenciamento de alto nível. Além disso, um desafio fundamental é "manter o processo" vivo "de forma contínua", como 50% dos entrevistados relatam. Assim, o gerenciamento de nível superior precisa planejar um esforço contínuo com um principal promotor (Gerenciador de Inovação) e uma pequena equipe (1 ou 2 pessoas), se possível - juntos formando a Equipe de Inovação.

A equipe de inovação orientará um primeiro piloto da SLIM na entidade mais adequada e "disposta". Esta implantação inicial é aberta e adaptativa, ou seja, consiste em apresentação, discussão e adaptação da SLIM quando necessário e realiza a personalização detalhada das necessidades das PME específicas.

Quais as fases de Introdução?

A implementação do SLIM em uma empresa específica pode ser organizada em três fases distintas.

Fase 1 (Personalização)

A equipe de inovação adapta a abordagem genérica SLIM e personaliza as necessidades e condições específicas das PME relacionadas. Esta fase compreende a implementação do piloto em um departamento ou divisão adequado, fornecendo suporte essencial na modelagem de modelos de empresas direcionadas dos elementos SLIM.

A Fase 2 (Rollout)

Disseminará este derivado personalizado SLIM em todos os departamentos ou divisões relevantes. A equipe de inovação treinou esse lançamento e cuidará de novas melhorias ou adaptações necessárias do método.

Fase 3 (Consolidação)

As estratégias derivadas no nível de departamento ou divisão serão harmonizadas ou reintegradas com a estratégia global da empresa. O processo de baixo para cima permite uma acumulação ótima de lições aprendidas e proporciona um grande passo à frente na transparência estratégica, bem como para o conselho da empresa.

Como ampliar o Lean Innovation Management?

O SLIM fornece pontos de partida potenciais para extensões relacionadas à Gestão da Inovação ou harmonização com outros processos de gerenciamento. As extensões potenciais afetarão os documentos e processos do modelo SLIM e tornarão o uso mais amplo da equipe de inovação.

Do ponto de vista organizacional, a equipe de inovação pode ser o hub mais importante para adicionar ou harmonizar abordagens estratégicas. Exemplos de esforços que se relacionam diretamente com a inovação e com o papel da Equipe de Inovação são: inovação aberta, exploração de tecnologia e participação em projetos de P & D financiados. Ao usar os diferentes painéis de inovação, outras funções estratégicas podem ser alinhadas com o processo de inovação, os exemplos podem ser análises de mercado relacionadas ao produto em divisões únicas ou gerenciamento de portfólio no nível da empresa.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Blogs relacionados