Como funciona o Green Belt nas tarefas domésticas?
Seis Sigma

19 de setembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como funciona o Green Belt nas tarefas domésticas?

Como o Green Belt ajuda nas tarefas domésticas?


O Six Sigma trata de melhorar a qualidade dos processos e, portanto, o resultado final. Agora, se você já queimou o jantar ou experimentou uma nova receita que não acabou terminando como você esperava, você sabe que cozinhar é uma das tarefas na qual a qualidade sempre pode ser melhorada!


Nesse artigo, então, vamos olhar para um dos principais princípios do Seis Sigma: o método DMAIC e ver como ele poderia ser aplicado na cozinha para mostrar o quão útil é como processo e demonstrar como ele funciona.


Se você preferir o seu Seis Sigma com um lado do negócio, dê uma olhada na nossa gama de Cursos Six Sigma - há um para qualquer nível de experiência.



Como o Green Belt frita ovos?


DMAIC nas tarefas  da cozinha


Então, digamos que você tem uma refeição clássica que você simplesmente ama cozinhar. Vou usar meu próprio exemplo de chilli com carne. Mas se o chilli estiver ruim ou não tão gostoso como o do restaurante, calma.


Não temas! Ao usar o método DMAIC, você terá um pimentão (ou sua própria escolha pessoal de refeição) que fará seu paladar se deliciar novamente.



Primeiramente:



  • DEFINE - Elabore o que há de errado com a refeição. Aproveite o tempo para fazer vários testes de sabor e identificar exatamente o que é que o está incomodando até o ponto ligar no delivery e pedir uma comida. É branda, é muito forte / muito suave?

  • MEDIDA - Coletar dados específicos sobre a refeição - quanto de sal você usa, quanto de carne, quantas cebolas etc. Você a muda sempre?

  • ANALISAR - Pegue os dados que você coletou e estude o padrão - na ocasião em que você usou duas cebolas em vez de uma, teve mais sabor? Ou foi superado?

  • MELHORAR - Agrupe os dados e a análise para descobrir o que é a receita "otimizada". Quando você tinha uma cebola, duas latas de tomates e uma colher de chá de pimenta em pó, era suave e macia. Mas duas cebolas, uma lata de tomate e uma colher de sopa de pimenta em pó, ficou muito forte. Encontre essas zonas de alterações!

  • CONTROLAR - Grave a melhor receita que você encontrar e certifique-se de segui-la. Pensando que cozinhar seja sobre experimentar,  não se deixe restringir a cada momento. Se, no entanto, você precisa ter certeza de que a refeição que você prepara será saborosa (se os sogros estiverem, por exemplo), siga este método.


Digestif


Six Sigma é útil para tantas coisas. Dessa forma, é fácil esquecer que se originou como um sistema puramente baseado em fabricação. Atualmente, está sendo usado por todos, desde os principais players da indústria de serviços até pequenos negócios locais e, como tal, está se tornando cada vez mais importante como um conjunto de habilidades.


Se você quiser entrar na trilha para ser um profissional de Seis Sigma, experimente o nosso Green Belt. Não podemos prometer que você vai aprender muito sobre cozinhar, mas você aprenderá muito sobre melhorar a qualidade dos seus sistemas de negócios. E se o efeito colateral é que você é capaz de fazer um saboroso risoto, então melhor ainda!


Green Belt

Quer continuar no Green Belt doméstico?


Vamos organizar sua cozinha utilizando o Green Belt. Que tal como funciona a cozinha da FM2S?



1. Nossa gaveta de faca tem sua própria placa de sombra.


Isso ajuda porque todas as facas têm seu lugar específico. Portanto, nos ajuda a colocar as facas de forma mais rápida e encontrá-las mais facilmente quando precisamos usá-las.



2. Nós usamos um sistema Kanban para nossos mantimentos.


Nós mantemos um imã na porta da geladeira com uma lista de supermercado. Dessa forma, qualquer pessoa que use o último item ou veja que estamos com pouca força em um ingrediente, coloca esse item na lista. Então, a próxima pessoa a fazer o supermercado buscará a lista Kanban para reabastecer suprimentos. Nós nunca acabamos!



3. Colocamos o armário acima da máquina de lavar louça para minimizar o desperdício de movimento.


Para minimizar o movimento desperdiçado e alcançar enquanto faz a tarefa frequente de esvaziar a máquina de lavar louça, montamos o armário acima da máquina de lavar louça com todas as placas, tigelas e copos, de modo que o movimento seja minimizado para os itens pesados e frágeis que são frequentemente usados.



4. Nós armazenamos nossas decorações de Natal em caixas vermelhas e verdes para gerenciamento visual.


Nós sempre sabemos onde estão e não precisamos ler ou encontrar um rótulo.



5. Usamos Poka Yoke para evitar que alguém erroneamente desligue os interruptores de luz.


Colocamos uma peça de cobertura de plástico (50 centavos na loja de ferragens) sobre o interruptor de luz que controla o foco de um detector de movimento na entrada.



6. Nós aplicamos 5S na lavanderia.


Nós classificamos a garagem ao meio para que a roupa limpa possa ficar em um lado e o carro sujo no outro. O cuidado da lavanderia vai no lado direito da garagem e o cuidado / trabalho automotivo vai do lado esquerdo.


Nós usamos organizadores na lavanderia para que as folhas da secadora não entrem na lavadora e o detergente não entra na secadora. Tudo está em ordem pela máquina de lavar e secar roupa. Há um compartimento de roupas coloridas e uma lixeira de roupas brancas. Em cima do secador:




  • Spray de tratamento pontual;

  • Detergente;

  • Amaciante;

  • Lençóis e bolas de secador.


Nós brilhamos a lavanderia apagando qualquer derramamento e mantendo roupas sujas nas caixas adequadas. A área de lavandaria na garagem é sempre limpa de qualquer derramamento de detergente. As folhas do secador e a formação de fiapos são destruídas após cada sessão de secagem de roupas.


Nós padronizamos a lavanderia usando um recipiente branco para roupas brancas e um compartimento colorido para roupas coloridas. As meias cor de rosa não pertencem às camisas brancas!



7. Usamos um Kanban para o leite  e para mantimentos essenciais.


Quando alguém usa o último leite, colocamos o cartão no balcão, então a próxima pessoa que vai à loja sabe pegar outro cartão.



8. Usamos uma bola de tênis como Poka Yoke na garagem.


Ao dirigir nosso carro para a garagem, sabemos exatamente o quão longe para dirigir antes de parar. Quando a bola de tênis bate no para-brisa, chegamos! Desta forma, não há dentes inexplicados ou bicicletas riscadas.



 9. Usamos Lean Tool Placement no banheiro.


Um dos princípios mais básicos em um espaço de trabalho Lean, é colocar ferramentas e materiais no local mais apropriado. Isso nos levou a usar uma pequena linha de pesca e alguns óculos falsos para pendurar um par de óculos de leitura acessíveis no banheiro. Este é um favorito dos nossos clientes, provando que a ergonomia importa, não importa onde você os aplique!



E aí? Gostou da nossa sessão de Green Belt Doméstica?


Baixe a nossa apostila gratuita Green Belt:

Apostila Green Belt
Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.