Gargalo de Produção: como resolver esse desafio?
Melhoria de Processos

26 de novembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Gargalo de Produção: como resolver esse desafio?

O que é um gargalo na produção?

Um gargalo de produção é algo que limita a capacidade de um sistema. Assim como o gargalo menor de uma garrafa de vinho impede derramar todo o conteúdo da garrafa em poucos segundos por acidente.

Quais as principais causas do gargalo de produção?

Equipamento desatualizado

Um dos mais simples gargalos a serem reconhecidos em uma fábrica é um equipamento desatualizado que não funciona com eficiência. Se seus funcionários, outros equipamentos e procedimentos de trabalho estiverem geralmente atualizados, um único equipamento no processo de produção poderá causar atrasos. Comprar um equipamento mais novo naturalmente ajudaria a minimizar ou eliminar o gargalo, embora isso possa exigir um investimento caro.

Separação

O objetivo geral de um fabricante é produzir a maioria dos itens em um determinado período de tempo para atender à demanda do cliente. Isso faz com que algumas empresas operem em níveis de produção que ampliam as capacidades básicas dos equipamentos. Equipamentos de extensão excessiva podem quebrar, o que leva a atrasos de manutenção e reparos. Isso não apenas impede os processos de produção, mas também pode levar a um número significativo de funcionários com pouco a fazer.

Trabalhadores ausentes

As instalações de fabricação de linha de montagem dependem naturalmente do movimento de mercadorias na produção de um trabalhador para o próximo. Em processos de fabricação mais gerais, em que os funcionários podem assumir facilmente papéis diferentes, os gargalos são menos prováveis. Em fábricas altamente qualificadas, ou em empresas que enfatizam a especialização da mão-de-obra, um ou mais trabalhadores desaparecidos podem reduzir bastante a produção. Esse é um risco de treinar funcionários para se especializarem em uma parte da produção.

Previsão ruim

Previsões ruins também contribuem para os gargalos de fabricação. O processo de fabricação geralmente envolve a movimentação de matérias-primas de um depósito para uma sala de montagem ou de produção. O trabalho é então concluído e as mercadorias acabadas são enviadas ou armazenadas. Se um fabricante superestimar a demanda, poderá acabar com produtos acabados em excesso, o que limita a capacidade de armazenamento em novas produções. Você também pode ter processos de trabalho ineficientes ou trabalhadores em produção, o que pode levar a um estoque de materiais e nenhum lugar para a equipe do armazém mover novos materiais.

Como identificar um gargalo de produção?

Visualizar. Manter o controle de seu trabalho na forma de cartões de tarefas em um quadro kanban torna muito fácil ver onde os itens de trabalho se acumulam, o que é um forte sinal de um problema, provavelmente um gargalo.

Mapear filas e atividades. Quando separamos filas e atividades e as mapeamos no quadro Kanban, podemos ver quanto tempo nosso trabalho fica aguardando em uma fila antes de uma determinada atividade. Se essa fila crescer significativamente mais rápido do que os processos do estágio de atividade, você encontrou seu gargalo.

Meça o tempo de ciclo por estágio. O tempo de ciclo de medição em cada estágio permite criar um diagrama de mapa de aquecimento de ciclo. Apenas uma olhada neste diagrama revela os estágios em que os cartões passam a maior parte do tempo. Se esses estágios do fluxo de trabalho também forem filas, provavelmente serão seus gargalos.

Como conter um gargalo de produção?

Aqui estão várias coisas que você deve fazer para conter o gargalo:

  • Nunca o deixe ocioso. Por causa do efeito cascata que tem no resto do fluxo, o processo de gargalo deve sempre ser carregado em capacidade total.
  • Reduza a pressão no gargalo. Certifique-se de que o trabalho chegue a ele na sua melhor forma. Se o processo de revisão for um gargalo, verifique se a qualidade está incorporada desde o início. O trabalho a ser revisado tem que ser perfeito, cada erro que o revisor achar vai lhe custar mais tempo e dinheiro.
  • Gerenciar limites de WIP. Se os limites de trabalho em andamento forem bastante liberais no gargalo e houver muita troca de contexto, considere diminuir o limite de WIP. Se não tiver um limite de WIP, considere a configuração de um.
  • Processar o trabalho em lotes. Algumas das operações levariam menos tempo se você organizasse itens de trabalho semelhantes em lotes. Entretanto, seja cauteloso, quanto maior o tamanho do lote, maior o risco. A regra é que um lote menor é sempre melhor, mas no mundo real, às vezes temos que fazer concessões.
  • Adicione mais pessoas e recursos. Se puder, aumente a capacidade do gargalo para acelerar todo o processo. No entanto, mantenha os olhos bem abertos, assim que os recursos do sistema forem redistribuídos, outro gargalo deverá aparecer em outro lugar do sistema.

Como a eliminação do Gargalo de Produção pode melhorar a empresa?

Como os gargalos de produção podem limitar a capacidade, o mapeamento dos pontos de produção pode oferecer uma visão de uma operação e identificar prontamente as áreas onde os gargalos estão presentes. À medida que esses gargalos são identificados, há uma variedade de abordagens que uma instalação de produção pode adotar para gerenciá-los:

  • Elevação de capacidade: Essa meta pode ser atingida por meio de aprimoramento de operação, subcontratação ou aumento de capital.
  • Venda de capacidade não utilizada: Livrar-se de máquinas, através de subcontratação ou venda, que ocupam capacidade extra pode reduzir adequadamente os gargalos.
  • Reduza a capacidade: Depois de vender as máquinas extras, o deslocamento dos técnicos de manutenção ou mecânicos economizará dinheiro e reduzirá efetivamente o custo dentro da instalação de produção.

Análises e gerenciamento adicionais de gargalos podem ser obtidos através da Teoria das Restrições (TOC). Essa teoria comumente usada pelos fabricantes enxutos descreve por que o gerenciamento de gargalos é extremamente importante dentro de uma cadeia de suprimentos; um ser, a realidade de que o aumento da capacidade normalmente leva a aumentos no lucro. Portanto, os princípios de manufatura enxuta, em geral, podem ser um método eficaz para reduzir gargalos e melhorar o fluxo geral de produção por meio da redução de desafios de gargalos relacionados a materiais e a estoques.

 

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.