Estudo de Caso: Como aplicar 5S?
Melhoria de Processos

08 de fevereiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Estudo de Caso: Como aplicar 5S?

Como implementar o 5S?

O 5S é um método comumente usado por uma empresa de fabricação para alcançar um ambiente de trabalho efetivo, eficiente e organizado, de modo a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar os padrões de qualidade. 5S incluem cinco palavras em japonês que são seiri, seiton, seiso, seiketsu e shutsuke.

Os programas 5S foram implantados nas organizações e no mundo como forma de melhorar os valores da produção, ao mesmo tempo em que melhoram a moral e a segurança dos funcionários. A metodologia 5S pode ser aplicada na maioria dos cenários do local de trabalho em um curto período de tempo devido à sua natureza simples. A imagem anterior e posterior é tomada para implementação da metodologia 5S em uma empresa.

Conheça o Curso Implementando o 5S. Clique no banner e confira:

Como começar a implementação do 5S?

Seiri

Classificando itens que não são necessários, segregando e eliminando-os no trabalho de forma sistemática. O processo de separação é útil para determinar os materiais necessários no presente ou no futuro e deve ser armazenado em uma área de armazenamento designada. Itens desnecessários serão descartados. O arranjo usado para manter cada material na empresa no lugar correto é nomeado como etiquetas. O material e equipamentos defeituosos ou raramente utilizados na empresa causam a demolição da ordem do trabalho e diminuem a eficiência do trabalho. Isso leva a menos riscos e menos escavações para interferir no trabalho produtivo.

 Seiton

Especialmente importante é a visualização, a fim de se concentrar na necessidade do local de trabalho. Ferramentas, equipamentos e materiais devem ser sistematicamente organizados para o acesso mais fácil e eficiente. Os principais objetivos do Seiton estão na formação de um local de trabalho regular, evitando perda de tempo ao procurar o material e tornando o trabalho à prova de erros.

Seiso

Descreve a necessidade de um local de trabalho limpo. A limpeza deve se tornar uma atividade diária. A poeira, a sujeira e os resíduos são a fonte de desordem, indisciplina, ineficiência, produção defeituosa e acidentes de trabalho. O local de trabalho deve ser limpo em intervalos regulares. Todas as ferramentas e equipamentos devem ser restaurados em seus próprios locais após a sua utilização.

Seiketsu

Estabelece as regras padrão para manter a higiene perfeita e ambiente seguro no local de trabalho. O objetivo deste passo é manter, padronizar e prevenir a presente ordem e regularidade. Os sistemas necessários são formados para manter a continuidade dessas boas práticas no local de trabalho. Os padrões devem ser muito comunicativos, claros e fáceis de entender. Com relação a isso, durante a preparação e a melhoria, você deve envolver todos os participantes no processo no local de trabalho, isto é, os trabalhadores diretos.

Shitsuke

Treine os funcionários disciplinados para praticar o sistema 5S continuamente para que os hábitos entre para dentro da cultura da organização. Este é, de longe, o S mais difícil de implementar e alcançar. As pessoas tendem a resistir às mudanças e até mesmo o plano 5S mais bem estruturado irá falhar se não for reforçado constantemente. Ele cria um sistema de educação, cooperação, disciplina e inspeção para proteger a melhor situação presente.

Estudo de Caso do 5S: Indústria Setor Cerâmico

Como foi realizado o primeiro s do 5S?

No início deste esforço, várias áreas de armazenamento estão desorganizadas e desordenadas. Por isso, foi realizada uma marcação, por meio da colocação de uma etiqueta vermelha, naquilo que não era utilizado.

O objetivo da marcação vermelha foi identificar itens desnecessários que ocuparam espaço no departamento. A estratégia é criar mais espaço organizando melhor os itens e equipamentos em locais de armazenamento permanentes ou descartando determinado item se não for necessário.

Depois, todos os itens e equipamentos marcados em vermelho são removidos do departamento e é gerado espaço extra na empresa. Essas áreas são então utilizadas para materiais mais utilizados no fluxo de trabalho.

Quais os Benefícios do Seiri?

  • Aumento da produtividade - o objetivo das áreas de trabalho individuais ficou mais evidente, levando a um fluxo de trabalho altamente eficiente.
  • Os trabalhadores ficaram mais satisfeitos com seu ambiente. A moral do empregado aumentou à medida que o lixo ou os materiais que são potenciais perigos para a saúde foram identificados e removidos.
  • O produto final dos seus trabalhos ficou melhor, pois pode ser dada total atenção à produção.
  • Os funcionários já não precisam mais se concentrar em tarefas tangenciais, como a localização de ferramentas que foram implementadas por meio de seus próprios sistemas de organização.

Como foi realizado o segundo S do 5S?

O próximo passo depois de identificar os itens desnecessários, é organizar os necessários de acordo com o requisito de trabalho específico em cada estação. Neste processo, se tentou usar ao máximo uma abordagem visual para facilitar o processo de organização e tornar o trabalho mais fácil para o trabalhador.

Os principais benefícios de organizar a estação de trabalho são garantir visibilidade clara dos itens necessários, aumentar a eficiência do trabalho realizado, reduzir o tempo de execução e aumentar a produtividade.

No departamento de moagem, o local de trabalho foi um esboçado por meio de uma linha amarela. Isso é para o transporte de homens, materiais, movimentos de equipamentos no departamento e é muito fácil e reduz o dano e o acidente do produto.

Quais os benefícios do Seiton?

  • Melhora de processo (aumento de eficácia e eficiência).
  • Abrandamento do tempo de busca das coisas necessárias.
  • Melhora da segurança.

Como foi realizado o terceiro S do 5S?

Para manter uma atmosfera de trabalho limpa e organizada, foram utilizadas placas de sombra para o fornecimento de limpeza. Várias áreas na estação de trabalho têm problemas para manter as coisas limpas. Isso às vezes vem de não conseguir estoques de limpeza. Ao criar as placas de sombra de suprimentos de limpeza e locais para esses suprimentos, todos sabiam onde buscá-los quando necessário e onde eles pertencem após a conclusão do trabalho.

A importância de manter cada estação foi primordial e a consciência foi criada entre os associados que se responsabilizaram por sua estação de trabalho específica. Além disso, as caixas de lixo foram rotuladas e colocadas em locais convenientes para facilitar o processo de implementação.

Quais os benefícios do senso de limpeza?

Os benefícios de um local de trabalho limpo ficam evidentes após um curto período de tempo. A moral do empregado aumenta e o tempo mais produtivo pode ser dedicado às tarefas mais importantes.

  • Manutenção da limpeza dos dispositivos.
  • Manutenção do local de trabalho limpo, fácil de verificar.
  • Informações rápidas sobre danos (potenciais fontes de danos).
  • Melhoria do ambiente de trabalho.
  • Eliminação dos motivos de acidentes.

Como foi realizado o quarto S do 5S?

A fim de padronizar, os trabalhadores do departamento concordaram que todos deveriam contribuir para a limpeza diária do local de trabalho. Além disso, no final da semana de trabalho, uma limpeza mais detalhada é realizada, cujo desempenho é controlado por um funcionário dedicado em um serviço de limpeza da semana.

A tarefa e a responsabilidade são alocadas ao trabalhador para atividade de limpeza diária.

Também é instalado um Painel no GEMBA, usado para avaliar todos os indicadores de desempenho chave (KPI); nomeadamente a segurança, a qualidade, a produtividade, o absenteísmo laboral e a degradação no departamento de fabricação de painéis de isoladores. É um método visual para acompanhar todas as atividades diárias do piso e também fornecer a postagem de causas e contramedidas quando os KPIs não atingem o objetivo. Também o registro de habilidade do empregado é mostrado no gráfico.

Quais os benefícios do senso de padronização?

  • Segurança crescente e redução da poluição da indústria.
  • Elaborar os procedimentos que definem o curso dos processos

Como foi realizado o quarto S do 5S?

Após a implementação bem-sucedida do processo 5S, a disciplina a sustentar é de maior importância. A conscientização adequada, estruturas e procedimentos corretos, o apoio do trabalhador e do gerenciamento, a adaptabilidade ao 5S é vital para a melhoria contínua. Para conseguir isso, uma folha de observação 5S está preparada para auxiliar na implementação do processo 5S. A observação foi realizada mensalmente e os resultados foram analisados.

Quais os benefícios do senso de autodisciplina?

  • Aumento da consciência e da moral.
  • Diminuição da quantidade de erros resultante da falta de atenção.
  • Procedimentos de acordo com as decisões.
  • Melhoria dos processos de comunicação interna.
  • Melhoria na interação das relações humanas.

Como fica a utilização do espaço de armazenamento?

Em um departamento de armazenagem, existem muitas matérias-primas, ferramentas e componentes da máquina armazenados. Vários dados são coletados da lista de verificação. Faça uma tabela para organizar o tamanho/peso das matérias-primas, o uso de materiais em meses e a localização dos materiais. Estes dados são coletados para o melhor arranjo dos materiais na fábrica.

De acordo com o layout revisado, novos locais foram definidos para o melhor arranjo dos materiais. Este arranjo economizou cerca de 12,91% de espaço na área de estoque.

Os Benefícios derivados da revisão do arranjo de materiais no departamento de estoque:

  • O espaço que se utiliza no departamento de armazenamento
  • Poupar tempo em descobrir materiais
  • Aumentar o ambiente de trabalho
  • Aumentar o desempenho e a moral dos funcionários

5s

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.