Entrevista de emprego: como se preparar para esse desafio?
Blog

27 de junho de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Entrevista de emprego: como se preparar para esse desafio?

Como se preparar para uma entrevista de emprego?


A entrevista de emprego é algo que “mete” medo em muita gente. Afinal, assim como foi no vestibular há muito em jogo naqueles poucos minutos. Quando está lá, é fácil passar por nossa cabeça tudo que poderia dar errado e, fazer com que ficássemos mais alguns meses na fila do emprego.


Durante a minha vida, penso que fiz poucas entrevistas, mas lembro muito bem. Fiz uma para o meu estágio, no Banco Santander Atacado, outra para um estágio na 3M e na Bosch (a qual não passei) e outra para meu último emprego antes da FM2S, na AB. Quando lembro das minhas entrevistas na época do estágio, fica fácil entender o porquê não passei. As duas primeiras foram Bosch e 3M. Porém, depois de escaldado por esses dois fracassos, estudei bastante para conseguir passar no Santander. Lembro até hoje a felicidade que foi aquele dia.


Mas vamos a você. Sua história deve ser bem mais legal que a minha e, se está lendo esse post, merece sair daqui com algumas dicas, não é verdade?



Como se preparar?


Você tem uma entrevista de emprego em sua agenda? Reveja este conselho sobre como se preparar para uma entrevista de antemão. Dessa forma, você pode aceitar isso e causar uma ótima impressão no entrevistador.


Aqui estão dicas sobre como analisar o trabalho e garantir que o gerente de contratação saiba por que você é uma boa combinação: pesquisando a empresa, praticando entrevistas, o que vestir e o que levar à entrevista, como impressionar durante a entrevista e como acompanhamento.



Analise o trabalho


Uma parte importante da preparação da entrevista é gastar tempo para analisar a vaga, ou descrição do trabalho, se você tiver. Ao analisar a vaga, considere o que a empresa está buscando em um candidato.


Faça uma lista das habilidades, conhecimentos e qualidades profissionais e pessoais exigidas pelo empregador e que são fundamentais para o sucesso no trabalho.



Faça seu match


Quando você criou uma lista das qualificações para o trabalho, faça uma lista de seus ativos e combine-os com os requisitos do trabalho. O livro Business Model You é uma boa dica.


Crie uma lista de até 10 ativos, incluindo habilidades, certificações, experiências, qualificações profissionais e habilidades, conhecimentos de informática e bases de técnicas, e compartilhe logo de início com o entrevistador. Certifique-se de que seus ativos se correlacionem diretamente com as habilidades exigidas pela empresa.


Revise sua lista e os requisitos do trabalho, antes da entrevista para que você esteja preparado para compartilhá-los durante a entrevista. Esta preparação irá ajudá-lo a estar pronto para responder questões de entrevista específicas para o trabalho, destinadas a determinar se você possui o conhecimento e as habilidades necessárias para realizar o trabalho.



Pesquise a empresa


Antes de fazer uma entrevista de emprego, é importante descobrir o máximo possível sobre a empresa. A pesquisa da empresa é uma parte crítica da preparação da entrevista. Isso irá ajudá-lo a se preparar para responder as perguntas da entrevista e fazer as perguntas ao entrevistador. Você também poderá descobrir se a empresa e a cultura da empresa são uma boa opção para você.


Leve algum tempo, antecipadamente, para descobrir o máximo de informações possível sobre a empresa. Invista um tempo, vendo em sua rede se você conhece alguém que pode ajudar a dar uma pontuação de entrevista sobre os outros candidatos.



Treine para entrevista


Aproveitando o tempo para praticar a resposta às perguntas da entrevista, você terá uma estrutura para suas respostas e também ficará calmo, porque não estará lutando por uma resposta enquanto estiver no assento da entrevista.


Pratique a entrevista com um amigo ou membro da família antes do tempo e será muito mais fácil quando você estiver realmente numa entrevista de emprego. Reveja perguntas e respostas da entrevista de trabalho e pense em como você responderá para que esteja preparado para responder.



Escolha a roupa para a entrevista


Não espere até o último minuto para se certificar de que as roupas para sua entrevista estejam prontas. Tenha uma roupa de entrevista pronta para usar em todos os momentos, então você não precisa pensar sobre o que vai usar enquanto você está lutando para se preparar para uma entrevista de emprego.


Independentemente do tipo de trabalho que você será entrevistado, essa primeira impressão deve ser excelente. Ao se vestir para uma entrevista para uma posição profissional, vá de acordo com o estilo de roupas de negócios.


Se você se candidatar a um emprego em um ambiente mais casual, uma loja ou um restaurante, por exemplo, ainda é importante ser limpo, arrumado e bem preparado, e apresentar uma imagem positiva para o empregador.



O que levar para a entrevista?


É importante saber o que levar para uma entrevista de trabalho - um portfólio com cópias extras do seu currículo, uma lista de referências e uma lista de perguntas para o entrevistador. Também é importante o que não trazer - seu celular, uma xícara de café, chiclete ou qualquer outra coisa além de você e suas credenciais.



Prepare-se para a etiqueta da entrevista


A etiqueta de entrevista adequada é importante. Lembre-se de cumprimentar o recepcionista, o entrevistador e todos os outros que conhece educadamente, agradavelmente e com entusiasmo.


Durante a entrevista, veja a linguagem do corpo - aperte as mãos firmemente e faça contato com os olhos enquanto articula seus pontos. Relaxe e incline-se para a frente um pouco para o entrevistador ver que você está interessado e engajado. Não se incline para trás ou caia na sua cadeira. Você vai parecer muito casual e relaxado. Mantenha seus pés no chão e suas costas contra a parte inferior das costas da cadeira. Preste atenção, fique atento e fique interessado.




Quanto mais positiva a impressão que você faz, melhor você fará durante a entrevista de trabalho.



Coloque o endereço na sua agenda


É importante saber onde será sua entrevista de trabalho - previamente. Dessa forma, você evitará atrasar a entrevista. Use o Google Maps ou Waze para obter instruções se não tiver certeza de onde você está indo.


Programe o seu GPS, se você tiver um, para que você possa encontrar o melhor caminho para a empresa. Verifique o estacionamento, se for um problema. Se você tiver tempo, é uma boa ideia ir até o local um dia ou dois antes da entrevista. Dessa forma, você terá certeza de onde você está indo e quanto tempo demorará para chegar lá. Dê alguns minutos extras e chegue um pouco mais cedo na entrevista.



Ouça e responda as perguntas


Durante uma entrevista de emprego, ouvir é tão importante como responder a perguntas. Se você não está prestando atenção, não poderá dar uma boa resposta. É importante ouvir o entrevistador, prestar atenção e levar tempo, se você precisar, para compor uma resposta apropriada.


Além disso, esteja pronto para envolver o entrevistador. Você quer que haja um tipo de conversa, então construa um relacionamento com o entrevistador, em vez de fornecer respostas alternativas às perguntas. Tenha perguntas próprias para pedir ao entrevistador.


No final da entrevista, o recrutador saberá que acredita que seu trabalho é excelente e que você está muito interessado.



Carta de agradecimento


Acompanhe uma entrevista de trabalho com uma nota de agradecimento, reiterando seu interesse no trabalho. Considere sua carta de agradecimento uma carta de "vendas" subsequentes. Reafirme por que quer o trabalho, quais são suas qualificações, como você pode fazer contribuições significativas, e assim por diante.


Esta carta de agradecimento também é a oportunidade perfeita para discutir qualquer coisa importante que seu entrevistador negligenciou perguntar ou que você negligenciou ao responder não tão bem, além daquilo que você gostou.



Então, recapitulando a entrevista de emprego


Antes da entrevista


Prepare a sua roupa de entrevista: brilhe os sapatos e planeje coisas como fazer um corte de cabelo. Vestir bem pode aumentar a sua confiança, bem como aumentar a sua imagem profissional.


Saiba para onde você está indo, tempos de viagem e opções de transporte. Se você pode utilizar mais tempo e localizar uma loja de café nas proximidades, isso pode ajudar a reduzir a ansiedade. Tenha uma cópia da descrição do trabalho e da especificação da pessoa com que você irá falar, além de algumas cópias do seu CV, tudo em uma pasta. Leia-os novamente antes de entrar.



Durante a entrevista


É muito fácil estar tão concentrado em dar uma boa entrevista que você esquece que é um processo de duas vias. Observe como a recepção se sente, como as pessoas se comportam umas com as outras, como a entrevista é executada, e que mensagem você recebe do entrevistador. Você pode até querer perguntar: "Como se encontra o trabalho aqui?"


Não tenha medo de fazer uma pausa e pensar. Você não precisa dar uma resposta no primeiro milésimo de segundo - e às vezes é bom reconhecer que você precisará de alguns momentos para consideração. Em geral, as pessoas falam muito rapidamente nas entrevistas porque estão nervosas, então desacelere se você se perceber correndo.


Certifique-se de ter claro sobre os próximos passos após a entrevista. Muitas organizações demoram muito mais do que dizem para voltar para você, por isso vale a pena dizer: "Então, você me informará na próxima segunda-feira? Se eu não ouvir na quarta-feira, é bom deixar um recado? "



Após a entrevista


Tão logo após a entrevista, encontre um lugar calmo e anote todas as perguntas que lhe foram feitas, que você pode se lembrar. Classifique como as respondeu em uma escala de um a dez. Trabalhe com as respostas em ordem do mais baixo para o mais alto para que você possa melhorar para futuras entrevistas.


No dia seguinte, você poderia escrever para os entrevistadores, agradecendo a oportunidade e fazendo perguntas que possam estar pendentes. Mas não insista nem persiga: algumas empresas preferem um processo definido onde você não entre em contato diretamente com as pessoas. Se você não ouvir durante o tempo atribuído, siga. Se você não for bem-sucedido, peça comentários, embora muitas organizações sejam tímidas caso o feedback seja usado contra elas.


E se você tiver sucesso, bem feito. Agora é hora de começar a pensar na segunda rodada de entrevistas.



Quer mais dicas?


Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.