Competências obrigatórias para gestão de equipes
Carreira

16/03/2018

Última atualização: 25/01/2023

Competências obrigatórias para gestão de equipes

Você tem problemas para gerenciar sua equipe ou empresa? Não se preocupe, você não é o único. Construir e gerenciar uma equipe de trabalho é uma das tarefas mais complexas de um coordenador ou gerente e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes para a operação da empresa. A dificuldade reside precisamente na intervenção de outras pessoas na equação; Quando temos de gerir o nosso desempenho individual, temos um controle total sobre a nossa atividade, no entanto, quando temos de gerir o desempenho das equipes, também dependemos da atividade de outras pessoas; algo que nem sempre podemos controlar, embora tentemos direcionar. Neste artigo, veremos 5 competências obrigatórias para a gestão de equipes de trabalho.

[caption id="attachment_15129" align="aligncenter" width="600"]Curso Gestão de Equipes Curso Gestão de Equipes[/caption]

Definição de equipe de trabalho

A primeira coisa a fazer é definir o que é uma equipe de trabalho. Se você não sabe ao que nos referimos, é mais fácil detectar o que não é. Quando um único membro decide e discute os objetivos da organização, delega tarefas, mas supervisiona individualmente, às vezes em reuniões propostas por ele, claramente a estrutura do trabalho não é organizada por meio de equipes de trabalho.

Uma definição correta de equipe de trabalho seria o conjunto de pessoas que estão diretamente relacionadas para alcançar um objetivo comum com habilidades complementares e uma forma de trabalhar onde as responsabilidades são compartilhadas, embora o individualismo de cada um seja conservado.

Existe um líder, mas todos os membros da equipe participam da concepção e abordagem dos objetivos. Pode-se falar de liderança compartilhada, embora exista um gerente que, como condutor, encoraje a coordenação e o esforço coletivo. Seu principal objetivo é construir um ambiente psicológico adequado, onde o sentimento de identificação da equipe entre si é um "nós" mais do que o "Eu". Assim, a comunicação, a coordenação, o ritmo e os objetivos são os elementos fundamentais que fazem parte da definição de equipe de trabalho.

Aaa

 

 

5 competências obrigatórias para a gestão de equipes de trabalho

Você conhece as 5 competências obrigatórias para o gerenciamento de equipes de trabalho? Vamos mostrar uma série de habilidades-chave que cada líder deve ter se quer que o grupo funcione como deveria e seja capaz de alcançar os objetivos propostos e até mesmo superá-los.

Antes de continuar, queremos oferecer conselhos. Pense em sua equipe de trabalho como uma corrente de aço. Esta possui elos diferentes, todos unidos, o que lhe permite não quebrar e cumprir seu propósito. Agora, imagine seu grupo de trabalho da mesma maneira. Se um dos elos na cadeia é fraco ou não está na posição certa, isso pode fazer com que todos diminuam seu desempenho e percam a função principal. Portanto, como líder no gerenciamento de equipes de trabalho, sempre seja claro que tudo deve funcionar perfeitamente, sem elos fracos ou posições ruins. Mantenha-o claro para que você sempre alcance os objetivos estabelecidos.

1 Capacidade de Motivação

Entre as habilidades que você precisa para uma gestão adequada das equipes de trabalho, a motivação sempre se destaca em dois aspectos:

  • Por um lado, temos motivação pessoal. Você mesmo deve ser claro sobre seus objetivos e suas esperanças de alcançar um estado ótimo quando enfrenta trabalho.
  • Além disso, a motivação de sua equipe é vital. Se você estiver em um estado de espírito adequado, podendo transmiti-lo e comunicá-lo ao resto do grupo, você conseguirá uma cadeia compacta e sem costura.

2 Capacidade de comunicação

Conectando-se à competição anterior, para a gestão das equipes de trabalho de forma adequada, é necessária uma capacidade comunicativa adequada. Desta forma, você criará um bom ambiente de trabalho, você entenderá a necessidade de seus funcionários se sentir úteis e necessários, e você poderá transmitir todas as instruções, sinais, mensagens, etc. Além disso, permitirá que você obtenha feedback adequado com os profissionais sob sua responsabilidade.

3 Capacidade de reação

Outra das habilidades necessárias para a gestão de equipes de trabalho é a capacidade de reagir. Ao longo de um dia de trabalho ou de um projeto, haverá muitos problemas que surgirão. Instruções ou necessidades de última hora, um funcionário descontente ou desmotivado. No entanto, um bom líder sempre saberá como tomar as melhores decisões para avançar da maneira mais apropriada.

4 Capacidade empática

A empatia é necessária em qualquer gerente ou líder. Para uma gestão correta das equipes de trabalho, você precisa se colocar no lugar de outras pessoas, tentar compreendê-las e ajudá-las quando o script exige. Além disso, graças a essa habilidade, você poderá ser muito mais comunicativo e motivador.

5 Capacidade de adaptação

Finalmente, a última das cinco competências que você precisa para o gerenciamento adequado das equipes de trabalho é a capacidade de se adaptar. Sempre, ao longo de um projeto, haverá mudanças de última hora, substituições entre o grupo sob sua carga ou novas adições, necessidades que não estavam previstas, etc. Nesse sentido, você deve demonstrar em todos os momentos uma enorme segurança e reagir firmemente às condições de entrada. Esse será um bom exemplo para o seu grupo, que ganhará confiança em você. Lembre-se destas cinco competências para o gerenciamento de equipes de trabalho e otimize seus resultados alcançando os objetivos definidos com brilho.

Veja também

Você também pode se interessar pelos artigos:

12 dicas para montar sua equipe de trabalho

Reunião de equipe: qual a forma eficiente de se comunicar?

25 maneiras de liderar, inspirar e motivar sua equipe

Conheça mais

Curso de gestão de equipes

Curso para primeira liderança

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.