Como melhorar?
Seis Sigma

03 de novembro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Como melhorar?

Como melhorar?


Neste post, vamos abordar um ponto básico da vida (seja profissional ou pessoal) de cada um de vocês: como melhorar? Iremos abordar esse ponto, explicando um conceito básico, que nos ajuda a desenvolver melhorias de uma maneira muito firme:

Melhoria requer mudança, mas mudança nem sempre resulta em melhoria. Ou seja, melhorar é diferente de mudar.


O que isso significa? Um ponto central de como melhorar a é a sua relação com a mudança. Uma boa definição de insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar por resultados diferentes. É impossível melhorar alguma coisa sem que se façam mudanças. Melhoria requer mudança. Entretanto, mudança nem sempre resulta em melhorias. Algumas mudanças, inclusive, pioram o desempenho de um processo, portanto, não utilize melhoria como sinônimo à mudança.

Esse conceito, apesar de parecer óbvio quando exposto dessa maneira, é traiçoeiro. Em nossa vida cotidiana, estamos acostumados a pensar sempre em mudar. É só observarmos as campanhas políticas que vemos em épocas de eleições: mudança, mudança, mudança! Poucos candidatos falam em melhoria. Por outro lado, em empresas, é comum nos depararmos com planos de ação em que o autor lista que encontrou 350 oportunidades de melhorias. Está errado. Ele encontrou oportunidade de mudanças, que serão ou não melhorias, cabendo ao tempo dizer isto. Então como desenvolver mudanças que tenham grande probabilidade de ser melhorias?

As 3 questões fundamentais:


Há uma maneira fácil de estruturamos essas mudanças, por meio das três questões fundamentais da melhoria. Elas são:

  1. O que queremos melhorar? - Essa questão vai definir o nosso foco.

  2. Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? - Essa questão vai nos dar um indicador para sabermos quando temos uma mudança e quando temos uma melhoria.

  3. Quais mudanças podemos fazer que vão gerar melhorias? - Essa última questão irá abrir nossa mente para alternativas.


Quer 15 dicas rápidas sobre como melhorar sua vida?



  • Leia um livro todos os dias. Os livros são fontes concentradas de sabedoria. Quanto mais livros você lê, mais sabedoria agrega. Quais são alguns livros que você pode começar a ler para se enriquecer?

  • Aprenda um novo idioma. Como brasileiro, meus idiomas principais são português, inglês e espanhol. Eu percebi que aprender um idioma é uma habilidade completamente nova e o processo de conhecer uma nova linguagem e cultura, é uma experiência totalmente aberta.

  • Escolha um novo hobby. Além de seus passatempos favoritos habituais, há algo novo que você pode pegar? Qualquer esporte novo que você possa aprender? Exemplos são esgrima, golfe, escalada, futebol, canoagem ou patinação no gelo. Seu novo hobby também pode ser um hobby recreativo. Por exemplo, cerâmica, cozinha italiana, dança, apreciação do vinho, web design, etc. Aprender algo novo exige que você se alongue em aspectos diferentes, seja fisicamente, mentalmente ou emocionalmente.

  • Faça um novo curso. Existe algum curso novo que você possa juntar? Os cursos são uma ótima maneira de ganhar novos conhecimentos e habilidades. Não precisa ser um curso de longo prazo - seminários ou workshops também servem para o propósito deles.

  • Crie uma sala inspiradora. Seu ambiente define o humor e o tom para você. Se você está vivendo em um ambiente inspirador, você vai se inspirar todos os dias. No passado, não gostava do meu quarto porque achava que era bagunçado e aborrecido. Alguns anos atrás, eu decidi que este era o fim - eu comecei com o projeto e revisei meu quarto. O resultado final? Um quarto com o qual gosto de estar e me inspira a estar no meu auge todos os dias.

  • Supere seus medos. Todos nós temos medos. Medo de incerteza, medo de falar em público, medo do risco ... Todos os nossos medos nos mantêm na mesma posição e nos impedem de crescer. Reconheça que seus medos refletem áreas onde você pode crescer. Eu sempre penso em medos como a bússola para o crescimento. Se eu tenho medo de alguma coisa, ela representa algo que ainda tenho de abordar e abordar isso me ajuda a crescer.

  • Nivele suas habilidades. Se você já jogou videogames, você saberá o conceito de nivelamento - ganhando experiência para que você possa ser melhor e mais forte. Como blogueiro, estou constantemente nivelando minhas habilidades de escrita. Como palestrante, estou constantemente nivelando minhas habilidades de engajamento público. Quais habilidades você pode nivelar?

  • Acordar cedo. Acordar cedo (digamos 5-6am) foi reconhecido por muitos (Anthony Robbins, Robin Sharma, entre outros gurus de auto-ajuda) para melhorar sua produtividade e sua qualidade de vida. Eu sinto que é porque quando você acorda cedo, sua mentalidade já está preparada para continuar o impulso e proativamente viver o dia. Seth recentemente escreveu uma série inicial de acordes que você deve verificar para ajudar a cultivar esse hábito.

  • Tenha uma rotina de exercícios semanais. Melhor você começar com uma melhor forma física. Pessoalmente, faço questão de malhar pelo menos 5 vezes por semana, pelo menos 45 minutos de cada vez. Você pode querer misturá-lo com jogging, aulas de ginástica e natação para variação.

  • Comece seu manual de vida. Um manual de vida é uma ideia que comecei há 3 anos. Basicamente, é um livro que contém os elementos essenciais sobre como você pode viver sua vida ao máximo, como seu propósito, seus valores e objetivos. Como o seu manual para a sua vida. Comecei meu manual de vida desde 2009 e tem sido um facilitador crucial no meu progresso.

  • Escreva uma carta ao seu futuro eu. O que você vê de dentro de 5 anos? Você será o mesmo? Diferente? Que tipo de pessoa você será? Escreva uma carta ao seu futuro - 1 ano a partir de agora será um bom começo - e selá-lo. Faça uma data no seu calendário para abri-lo 1 ano a partir de agora. Em seguida, comece a trabalhar para se tornar a pessoa que deseja abrir essa carta.

  • Saia da sua zona de conforto. O crescimento real vem com trabalho árduo e suor. Ser muito confortável não nos ajuda a crescer - isso nos faz estagnar. Qual é a sua zona de conforto? Você fica na maior parte do tempo? Você se mantém em seu próprio espaço quando está fora com outras pessoas? Agite sua rotina. Faça algo diferente. Ao expor-se a um novo contexto, você está crescendo literalmente à medida que você aprende a agir em novas circunstâncias.

  • Coloque alguém em desafio. A competição é uma das melhores maneiras de crescer. Defina um desafio (perda de peso, exercício, desafio financeiro, etc.) e competir com um amigo interessado para ver quem atinge o alvo primeiro. Através do processo, ambos ganharão mais do que se você pudesse partir apenas no alvo.

  • Identifique seus pontos cegos. Cientificamente, os pontos cegos referem-se a áreas que nossos olhos não são capazes de ver. Nos termos de desenvolvimento pessoal, os pontos cegos são coisas sobre nós que desconhecemos. Descobrir nossos pontos cegos nos ajuda a descobrir nossas áreas de melhoria. Um exercício que eu uso para descobrir meus pontos cegos é identificar todas as coisas / eventos / pessoas que me desencadeiam em um dia - desencadear o significado, me fazendo sentir irritado / estranho / afetado. Estes representam meus pontos cegos. Sempre é divertido fazer o exercício porque descobri novas coisas sobre mim mesmo, mesmo que eu já pense que eu conheço meus próprios pontos cegos (mas então eles não seriam pontos cegos, eles?). Depois disso, trabalho em etapas para abordá-los.

  • Peça comentários. Tanto quanto nós tentamos melhorar, sempre teremos pontos cegos. Pedir comentários nos dá uma perspectiva adicional. Algumas pessoas a abordar serão amigas, familiares, colegas, patrões ou mesmo conhecidos, uma vez que não terão preconceito e podem dar feedback com objetividade.


Se você quiser saber mais sobre estas questões e como as aplicamos, acesse nosso Curso Grátis de White Belt e aprenda! Ao final você vai ter uma visão muito profunda sobre estas questões e sobre como melhorar qualquer coisa.
Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos