Certificação Six Sigma: como funciona na sua carreira?
Seis Sigma

31 de agosto de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Certificação Six Sigma: como funciona na sua carreira?

O Six Sigma é uma metodologia de gerenciamento de projetos que reduz os defeitos, aumenta a moral, garante a qualidade do produto e aumenta os lucros. Em resumo: é um esforço para garantir a perfeição dentro de uma organização. Embora não exista um órgão de governo que dite as regras do Seis Sigma, existem inúmeras organizações que oferecem certificação em seu próprio "sabor" da metodologia. Ao se tornar certificado em Six Sigma, você fará muito para convencer um potencial empregador de que você é alguém que leva a sério a qualidade.


Ainda não possui certificação Lean Six Sigma e não sabe por onde começar? Você pode iniciar com nosso curso gratuito de Certificação White Belt FM2S! Com ele, você entenderá mais sobre os conceitos básicos da metodologia e será capaz de estruturar projetos de baixa complexidade, desenvolvendo e implementando soluções para resolução de problemas. Confira:

White belt

Qual é a sua filosofia de gestão?


Para analisar qual é a sua filosofia de gestão, considere os seguintes pontos:

Considere as necessidades da sua organização.


Qual tipo de estilo de gerenciamento seria melhor para sua organização? Está sofrendo muito sobrecarga e desperdício na cadeia de suprimentos? Existe inconsistência na forma como as coisas são feitas? Qual a cultura organizacional geral?



Decida sobre como deseja otimizar seus processos.


Você pode ser alguém que acredita que a melhor maneira de garantir qualidade é garantir que os processos sejam consistentes em todas as categorias com o menor número possível de variações possíveis. Por outro lado, você pode ser alguém que opte por uma ênfase na eficiência ou produzindo um produto de qualidade com o menor desperdício e sobrecarga possível.



Determine se deseja certificação Six Sigma ou certificação Lean Six Sigma.


Você usará sua filosofia de gerenciamento para decidir se você optará pela certificação Six Sigma ou Lean Six Sigma.



O Six Sigma define desperdícios como uma variação nos processos de negócios.


Se você é alguém que acredita em um processo consistente, provavelmente você ficará mais confortável com esse tipo de certificação.



Lean Six Sigma é uma combinação da metodologia Lean e da metodologia Six Sigma.


Ele define o desperdício como qualquer coisa que não adicione valor ao produto final. Se você está procurando uma ênfase na eficiência, então você provavelmente preferiria a certificação Lean Six Sigma.



Qual nível de certificação Six Sigma é melhor para você?


Compreenda seu papel dentro da organização.


Você é um gerente de projeto? É alguém que apoia o gerente do projeto? Ou é alguém cujo trabalho do dia-a-dia envolve mais do que apenas ser envolvido em um projeto que usará o Seis Sigma? A resposta a essas perguntas determinará o nível de certificação que você precisa.




Considere os seus futuros objetivos de carreira.


Se o seu futuro inclui o gerenciamento de projetos, mesmo que não seja onde você está agora, então isso também deve ajudá-lo a determinar o nível de certificação que você precisa.



Selecione um nível de certificação Six Sigma.


Existem cinco níveis de certificação Six Sigma: White Belt, Yellow Belts, Green Belts, Black Belts e Master Black Belts.



White Belt


A certificação White Belt é primeiro passo do Lean Seis Sigma. Entenda como funciona a aplicação de processos de melhoria contínua nas empresas a partir de conceitos sólidos, ferramentas e exemplos práticos.

Yellow Belt


Six Sigma Yellow Belts são pessoas que têm uma compreensão básica do processo Six Sigma. Eles tendem a prestar-se em papéis de apoio para Six Sigma Green Belts e Six Sigma Black Belts. Você não encontrará muitos cursos de treinamento para Six Sigma Yellow Belts.



Green Belt


Six Sigma Green Belts são pessoas que trabalham em estreita colaboração com Six Sigma Black Belts e são os principais responsáveis pela coleta de dados. Normalmente, o Six Sigma Green Belts terá responsabilidades fora do projeto Six Sigma.



Black Belt


Six Sigma Black Belts são gerentes de projetos. Normalmente, Six Sigma Green Belts e Six Sigma Yellow Belts reportam-se aos Six Sigma Black Belts dentro do escopo do projeto. Estas são pessoas que normalmente são dedicadas em tempo integral ao projeto.



Master Black Belt


Six Sigma Master Black Belts são Six Sigma "gurus". Eles são especialistas em uma equipe de profissionais altamente treinados do Seis Sigma. São as pessoas às quais a equipe irá recorrer quando ocorrer o inesperado e uma correção do curso pode ser necessária.



Certificado em Seis Sigma


Localize o programa de treinamento apropriado. Todas as certificações começam com treinamento e o Seis Sigma não é exceção. Você iniciará sua jornada de certificação localizando o programa de treinamento certo.


Uma vez que a instrução em sala de aula é quase sempre necessária, comece procurando por aulas de treinamento próximas a você. Uma simples pesquisa no Google pode ser necessária se você não tiver ligações no treinamento Six Sigma. Por isso, a FM2S está aqui.


Fale com pessoas que ganharam a certificação Six Sigma. Pergunte-lhes sobre a sua experiência com os programas que eles fizeram. Se eles tiveram uma experiência positiva, considere se inscrever no mesmo programa.


Procure programas credenciados. Embora não haja um sistema formal de padrões que defina Six Sigma, existem escolas, com ao FM2S, que tem doutores e mestre para assinar seu diploma.


Inscreva-se no programa de treinamento. Isso vai ser exatamente como a faculdade novamente. Prepare-se para um estudo rigoroso e muito tempo de aula, especialmente se você optar pela certificação Black Belt ou Master Black Belt.


Faça o teste escrito. Depois de concluir o treinamento, o próximo passo é completar um teste escrito que prova que você aprendeu o que precisa saber sobre o Seis Sigma. Você pode esperar que um exame Black Belt dure cerca de duas horas, um exame Green Belt para durar cerca de uma hora, e um exame Yellow Belt para durar cerca de meia hora.


A sua viagem de certificação envolverá completar um ou dois projetos usando a metodologia Six Sigma. Você pode pensar nisso como seu "laboratório". É subjetivo neste ponto sobre como "classificá-lo" com base na forma como você completa o projeto. Apenas certifique-se de pôr em prática o que aprendeu na sala de aula e você deve fazer bem. Depois de concluir o treinamento e os cursos necessários, você ganhará seu belt. Agora, é hora de enfrentar os problemas do mundo real.



Quais são as implicações legais da certificação Six Sigma?


Muitas pessoas gostam de me fazer perguntas legais sobre o Seis Sigma. Aqui está o que eu sei:




  • A Motorola registrou e registrou a frase "Seis Sigma"

  • Cada empresa de consultoria possui os direitos autorais para a sua própria propriedade intelectual e materiais de treinamento.

  • A certificação está nos olhos do observador

  • Algumas pérolas de sabedoria:

  • Não use os termos de marca registrada de outras empresas sem sua permissão

  • Não roube, reimprima ou use materiais protegidos por direitos autorais de outras pessoas sem sua permissão por escrito

  • Defina e use os padrões de certificação Six Sigma adequados à sua empresa


Além disso, não conheço quaisquer outras questões que impeçam a sua empresa certificar Six Sigma Green Belts, Black Belts ou Master Black Belts. Se alguém conhece outros motivos, coloque-os no fórum.



A minha empresa pode certificar Six Sigma Yellow / Green / Black / Master Black Belts?


A certificação Six Sigma é um conceito engraçado. Todo mundo quer ser certificado, mas ninguém realmente entende o que significa na indústria e como isso pode melhorar o seu currículo fora da sua empresa atual.


Não existe um único organismo de certificação para o Seis Sigma. Por isso, você encontrará opções de certificação de empresas de consultoria (como a que provavelmente treinou e certificou a primeira onda em seu negócio) e ASQ, bem como de empresas como Motorola, Allied Signal, GE e muitos outros. Cada uma dessas empresas possui diferentes critérios de certificação. E para responder a esta pergunta, a resposta é sim. Sim, você pode certificar qualquer pessoa que você deseja para qualquer padrão que você considere apropriado. Fornecer instruções, testar o conhecimento e entregar certificados.




  • Mas a questão não deve ser "Posso certificar Green ou Black Belts na minha empresa?",

  • A verdadeira questão deve ser "Qual é o verdadeiro valor de todas essas certificações?"

  • Qual é o valor do conteúdo que está sendo instruído?

  • Quão bem o conteúdo está sendo instruído?

  • O conteúdo cobre todos os aspectos pertinentes de Qualidade e gerenciamento que todo agente de mudanças deve conhecer?

  • O conteúdo não foi apenas aprendido, mas foi posto em prática e utilizado com sucesso?

  • O conhecimento de indivíduos foi testado em níveis aceitáveis?

  • Os processos foram definidos, medidos, analisados, melhorados e controlados para o melhor da organização?


Ok, eu sinto que a verdadeira pergunta que as pessoas deveriam perguntar: "Qual é o valor na rua da certificação?" Por que eu digo o valor na rua? Porque é aí que a borracha atinge a estrada e mostra o que você sabe e o que não faz.


Por exemplo, nenhuma empresa vai contratar um graduado da Unicamp ou USP sem pedir que ele explique conceitos de negócios ou aplique um modelo a uma situação hipotética de negócios. Claro que ele vem com um pedigree de uma das 5 melhores instituições do Brasil, mas esses tipos de perguntas ajudam o gerente de contratação avaliar o nível de entendimento do candidato. Da mesma forma, um gerente de qualidade entrevistando um candidato Black Belt ou Master Black Belt vai perguntar como facilitou uma reunião de equipe difícil, para explicar o que é um valor Z e para diferenciar e explicar os valores de p associados a um projeto recente. Esse é o verdadeiro teste do valor Seis Sigma de uma pessoa para a organização.


Finalmente, não seria bom se todos fossem valorizados pelas contribuições que fizeram ou farão no negócio? O fato é que os pedigrees são importantes para as pessoas - o que é exatamente por que essa questão de certificação surgiu em primeiro lugar. Uma vez que não há empresas independentes que determinem o "valor" da certificação das muitas fontes disponíveis, como é o caso das escolas de MBA, a questão torna-se mais difícil de responder. Na minha opinião, quanto mais perto estiver a instrução profissional, juntamente com aplicação rigorosa, mais valor tem.


Há um punhado de consultores com doutorado sobre o Seis Sigma e anos de experiência em grandes empresas. Você prefere que um desses consultores o ajude a certificar sua organização ou alguém que leia 4 livros sobre o assunto e conheça os temas? Ok, você me pegou. Eu simplifiquei demais o assunto e sempre há exceções à regra, mas acho que você entende o meu ponto em relação à instrução profissional.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.