Certificação Yellow Belt: o que a empresa ganha com isso?
Seis Sigma

04/09/2018

Última atualização: 25/01/2023

Certificação Yellow Belt: o que a empresa ganha com isso?

A certificação Yellow Belt pode trazer diversos benefícios para um indivíduo e se quiser saber mais acesse nossos blogs citados a seguir. Mas para empresa? o que a certificação Seis Sigma pode trazer para uma empresa? Essa e outras questões relacionadas serão respondidas neste artigo. Agora, se por acaso você não faz ideia do que é Lean Six Sigma, ou Seis Sigma, baixe nosso material a seguir. Ebook seis sigma

Blogs de Yellow Belt

Quais os Benefícios da Certificação Six Sigma Yellow Belt para a empresa?

O treinamento Seis Sigma pode ajudá-lo a progredir em sua ocupação atual e até mesmo ajudá-lo a iniciar sua própria consultoria. No entanto, o Yellow Belt é a base do Seis Sigma. Ele suporta tudo, desde o Green Belt até o Champion, tornando-se um ativo inestimável. Ao tornar-se Yellow Belt, sua responsabilidade inclui auxiliar belts resolvendo problemas e aplicando melhorias no processo. Este nível também vem com vários benefícios e incentivos:

Seu trabalho faz a diferença

Ao treinar outros colegas, a certificação Yellow Belt beneficia sua empresa, melhorando os processos de negócios. Estes incluem linhas de produção, vendas e eliminação de desperdícios. Isso melhora a qualidade do serviço que sua empresa oferece aos funcionários, aumentando os salários e criando incentivos para o trabalho. Além disso, todos os funcionários passam a executar melhor seus processos e acabam por ajudar na melhora da reputação da empresa. O treinamento de todos os funcionários, incluindo a gerência e a equipe executiva, resultará em sucesso para toda a empresa.

Técnicas Simples Aplicadas Regularmente são a chave do sucesso

É muito mais benéfico melhorar vários processos ou produtos em 10% do que melhorar apenas um em 100%. Da mesma forma, andar 2 quilômetros por dia é melhor do que correr 10 quilômetros uma vez ao ano. O treinamento Yellow Belt permite que os funcionários que você treina utilizem ferramentas simples e eficazes em várias situações.

Isso inclui ferramentas como o Diagrama Ishikawa, gráficos de Pareto e Mapeamento de processo. No geral, isso faz da expertise do Yellow Belt, um ativo robusto e eficaz para sua empresa. Fazer a diferença no desempenho do funcionário ajuda a transformar a produção comercial para a melhoria geral do processo. Em troca, isso irá consolidar seu status como um recurso valioso para sua organização e irá melhorar sua posição como treinador de Six Sigma.

Treinamento Yellow Belt beneficia o fluxo de trabalho diário

Os Black Belts são treinadores altamente especializados, com focos e responsabilidades específicas, e são normalmente reservados para os maiores projetos de melhoria. Da mesma forma, os Yellow Belts trabalham para beneficiar o fluxo de trabalho diário, fornecendo informações sobre a melhor forma de melhorar as tarefas gerais. Seu trabalho pode lançar luz sobre áreas que estão maduras para melhorias ou áreas onde os Yellow Belts podem utilizar suas habilidades para fazer a diferença na empresa.

Como os Yellow Belts melhoram os resultados e a cultura corporativa?

Muitas empresas aprenderam que, para criar uma aceitação em toda a organização da metodologia Seis Sigma, devem ensinar ao maior número possível de funcionários os fundamentos.

É aí que um Yellow Belt pode ser vantajoso.

Nem todos em uma organização se tornarão certificados Green Belt ou Black Belt Six Sigma. Mas é fundamental que eles trabalhem com pessoas que aprenderam os princípios centrais da metodologia. Sem isso, os projetos Green Belts e Black Belts não serão mais que uma iniciativa solitária.

Um Yellow Belt fornece esse tipo de treinamento. Projetado para iniciantes do Seis Sigma, o treinamento Yellow Belt pode abrir os olhos de um funcionário para as vantagens de usar as estratégias do Seis Sigma.

Mais do que qualquer outra coisa, ajuda a alinhar a cultura da empresa com a visão e os objetivos da alta administração. Em outras palavras, todos estão se movendo na mesma direção e falando a mesma língua.

A importância dos Yellow Belts

Aqueles que certificam-se Yellow Belt em Seis Sigma podem vir de todos os níveis de uma organização, não apenas da liderança ou do gerenciamento. Muitas empresas investem no treinamento Yellow Belt para que aqueles com maior responsabilidade nas operações do dia-a-dia possam alavancar o conhecimento do Seis Sigma em suas tarefas diárias.

Quanto mais melhorias forem feitas nessas áreas, mais perto a organização estará de atingir metas de longo prazo e implementar a estratégia geral de negócios.

Assim como em tudo no Six Sigma, a designação Yellow Belt envolve o aprendizado de habilidades e conhecimentos importantes que, quando utilizados, ajudam a tornar as operações mais eficientes. Isso significa menos erros, menos desperdício de tempo e dinheiro e, por fim, melhores produtos e serviços.

Alguns dos ensinamentos fundamentais do Yellow Belt incluem:

  • Uma educação completa na terminologia Seis Sigma é um importante primeiro passo na implementação da metodologia
  • Estratégias básicas na coleta e análise de dados para chegar a conclusões sobre quais decisões tomar, bem como medir os resultados dessas ações
  • Métodos comprovados para alavancar o conhecimento do Seis Sigma para alcançar metas
  • Exemplos de maneiras para limitar ou mesmo eliminar o desperdício de tempo e esforço em tarefas diárias de trabalho
  • Métodos para convencer colegas e gerentes sobre a importância do Seis Sigma

Um Yellow Belt não estará pronto, ao completar o treinamento, para liderar uma equipe de projeto. Essas posições são normalmente reservadas para Green Belts e Black Belts. No entanto, eles terão conhecimento suficiente para implementar estratégias Seis Sigma em suas próprias tarefas do dia-a-dia.

Esse conhecimento é o que pode tornar uma operação mais eficiente.

Yellow Belt e a Cultura Corporativa

Nem todos em uma organização obterão status de Green Belt ou Black Belt, e muito menos de Master Black Belt. Na realidade, apenas um pequeno percentual de empregados - em média 10% - chegará até esses níveis.

É por isso que mais empresas estão investindo no treinamento do Yellow Belt. Para alguns, um investimento no ensino de uma ampla gama de funcionários sobre os fundamentos do Seis Sigma pode pagar mais dividendos do que ter alguns funcionários com um conhecimento mais profundo.

Uma mistura dos dois é o objetivo final. Atingir tal equilíbrio pode mudar a cultura corporativa de cima para baixo, resultando em um uso mais amplo das práticas benéficas do Seis Sigma. O treinamento de Yellow Belt não substitui o treinamento de Green Belt ou Black Belt. Pelo contrário, suporta o Six Sigma em todos os níveis.

Qual a situação ideal?

Na maioria dos casos, uma situação ideal exige uma combinação de duas estratégias.

As empresas que compram o Six Sigma têm a necessidade de Green Belts e Black Belts como gerente de projetos e até mesmo no nível executivo. Aqueles com tais designações são responsáveis ​​por completar com sucesso grandes projetos e desenvolver e implementar estratégias de negócios.

No entanto, a melhor situação seria incluir os Yellow Belts em tais projetos. É mais fácil para um Black Belt liderar um projeto quando a equipe entende o Seis Sigma e seus conceitos.

Alguns desses conceitos-chave incluem entender que os dados impulsionam as decisões no mundo dos negócios de hoje. Isso inclui o tipo de métricas usadas para definir metas e medir o desempenho.

Os Yellow Belts também entendem que a melhoria de processos é um esforço contínuo e que certos controles terão que ser colocados em prática para sustentar quaisquer melhorias feitas. Esse tipo de conhecimento entre a maioria dos membros da equipe pode levar a muito mais sucesso do projeto.

Não se convenceu ainda?

Veja o vídeo abaixo:

 

Dica: Se você deseja ser um agente de melhoria em suas organizações ou quer se preparar para o mercado de trabalho tendo um certificado de peso em seus currículos, este curso é para você! yellow belt

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.