Os 5 fatores de sucesso de um projeto complexo
Gestão de Projetos

31 de dezembro de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Os 5 fatores de sucesso de um projeto complexo

sucesso de um projetoEric Verzuh, que dirigiu a The Versatile Company, empresa de consultoria e treinamento em gestão de projetos situada na cidade de Seattle – E.U.A – listou aquilo que considera os 5 fatores que determinam o sucesso de um projeto.



O sucesso de um projeto


1.   Um acordo entre a equipe do projeto, cliente e gerência com relação às metas do projeto;


2. Um plano que mostra um caminho geral e responsabilidades claras, que também é utilizado para medir o andamento e o progresso durante o projeto;


3.   Comunicação eficiente e efetiva entre cada membro envolvido no projeto;


4.   Um escopo de projeto controlado e bem definido;


5.   Apoio da gerência (o projeto deve ser firmemente apoiado pelas esferas da organização, e deve ser concedida autoridade real ao gerente do projeto; o papel dos apoiadores é fundamental, sendo que, em muitos casos, eles são os responsáveis por mostrar o compromisso das esferas superiores com a realização do projeto e conferir autoridade ao gerente de projeto).


Assim, é essencial que um projeto possua metas claras, comunicação forte (entre a equipe, a gerência, a organização e o cliente) e cronogramas realistas, apoiados por planos detalhados. Um projeto de sucesso bem sucedido deve ser definido, planejado e controlado. Um gerente de projeto necessita acreditar nestes princípios, ter firmeza de propósito e disciplina para dar continuidade a este trabalho. Quer saber mais detalhes para gerenciar um projeto de sucesso? Acesso nossos cursos. Abordados no Green Belt e Black Belt.


Aprenda, Aplique, Destaque-se!


por: Marco César Prado Soares – consultor associado FM2S e instrutor dos cursos EAD Lean Logistics e Excel

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.