O que é a Liderança Lean? Aprenda neste post!
Liderança

09 de junho de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é a Liderança Lean? Aprenda neste post!

O que é liderança Lean?


Um tema abordado em nosso Black Belt é o desenvolvimento da Liderança Lean, ou seja, mais um conceito desta metodologia aplicado com sucesso à gestão de pessoas. É um assunto bastante comentado e estudado por Jeffrey Liker, professor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e referência mundial em Lean.



Do que se trata afinal ser um líder Lean?


Liker destaca vários pilares que devem nortear um líder Lean, além da necessidade de um aperfeiçoamento contínuo, fazendo sempre uso de ciclos PDSAs para gerar conhecimento e aprimorar a liderança. Para ele, a liderança não é fruto de um dom, mas sim de um trabalho contínuo e um processo bem desenvolvido e estruturado, visando ao desenvolvimento progressivo de profissionais no interior da própria organização.



Liderança Lean: características



  • Comprometimento com o próprio desenvolvimento: o líder deve aprender a viver os valores que norteiam a organização, por meio da repetição de ciclos de aprendizado. Isso gerará também uma identificação da pessoa com o local de trabalho, bem como uma convergência dos interesses pessoais com os interesses organizacionais;

  • O líder deve ser capaz de treinar e desenvolver colaboradores: ele precisa de treinamento a ver, desafiar e desenvolver os colaboradores, através de ciclos de aprendizagem. A FM2S conta com um curso online gratuito e certificado sobre como treinar colaboradores, construído com base nos modernos conceitos da Andragogia;

  • O líder deve ser capaz de promover diariamente o Kaizen (melhoria contínua): ele deve ser capaz de desenvolver competências e lideranças locais para a boa gestão e melhoria contínua, tomadas como uma atividade diária, de rotina. Este processo é iterativo, ou seja, um líder estará desenvolvendo, localmente, a próxima geração de lideranças da organização;

  • Defina uma visão e alinhe as metas: deve ser criada uma verdadeira visão direcionadora, que norteie toda a organização e alinhe as metas tanto horizontalmente quanto verticalmente. Para que a liderança Lean possa surgir e impactar positivamente a organização, não se pode ter departamentos ou estruturas competindo entre si de uma maneira tal que o cumprimento de uma meta, por parte de uns, implique em prejuízos para as demais partes da organização.


Além disso, a liderança deve possuir um sólido conjunto de valores que norteiem sua forma de atuar. É importante que o líder mostre desejo de superar desafios e viva a filosofia da melhoria contínua. Ele deve ter o hábito de ir e vir, de "andar pelo Gemba", para ver como as atividades estão realmente se desenvolvendo e deve ser capaz de trabalhar em equipe, sempre mostrando respeito por seus colegas e colaboradores.



Ciclo de desenvolvimento da liderança Lean



Existe uma série de formas para fazer com que os líderes desenvolvam hábitos positivos, bons para a melhoria contínua da organização. Algumas a ser citadas são:




  • Desenvolver uma matriz de habilidades;

  • Padronizar e desenvolver treinamentos;

  • Fornecer feedback durante o treino;

  • Repetir, repetir e repetir! É preciso ter em mente que para o treinamento da liderança, também é a prática que leva à perfeição;

  • Os hábitos precisam da adesão do tutor e seus alunos;

  • Novos hábitos positivos devem ser institucionalizados.


Liderança Lean: habilidades


Para que as habilidades essenciais à liderança sejam ensinadas, devem ser quebradas em pequenas partes, cada parte constituindo uma característica desejada pela organização. Ou seja, é importante se definir uma matriz de habilidades: cada item da matriz é uma pequena fração da competência que se deseja ensinar.


Se as habilidades forem praticadas de forma errada, então esta se tornará um hábito e passará a ser a forma padrão com que a atividade é realizada pela organização. Assim, é importante que a organização possua um especialista naquela habilidade, capaz de compreender sobre o que ela realmente se trata e o que a organização espera que seu líder, treinado naquela competência, seja capaz de realizar. Esta pessoa será um mentor, ou “Sensei”, como se diz no Japão.


O treino precisa de repetição constantemente, até que a realização do procedimento funcione de forma correta e se torne um padrão organizacional. Somente então o mentor deve decidir por seguir em frente e passar ao treinamento de uma nova competência. Ter um grupo de suporte pode ser útil neste momento, auxiliando o tutor a verificar se alguém não compreendeu o que é desejado.


O bom tutor é aquele que de fato estimula seu time a adotar a melhoria contínua, através da prática e do uso de ciclos de aprendizado, e não aquele que tenta simplesmente impor verticalmente um novo padrão. É importante que ele não se omita, e dê os feedbacks, positivos ou negativos, nos momentos corretos.



Liderança Lean: novos hábitos


Este processo fará com que os novos hábitos sejam naturalmente institucionalizados pela equipe, que aprendeu da forma correta e propagará aquele conhecimento pela organização. O comportamento correto será, então, adotado de forma inconsciente e automática.


Este processo é como a prática, em artes marciais, do “kata”: existem padrões, movimentos, formas corretas de mover o corpo treinados e memorizados. O kata é uma unidade mental do processo de prática da arte marcial, tendo sido bem desenvolvido para que o lutador desenvolva as habilidades corretamente e tornou bastante padronizada e conhecida a forma com que devem ocorrer os treinamentos.


Da mesma forma como existem os katas das artes marciais, existem o kata do coaching e o kata do aprendizado, duas ferramentas essenciais à liderança Lean. O kata do coaching é uma maneira de se praticar a forma correta de se fornecer treinamentos e desenvolver a equipe. É um conjunto de rotinas para os gestores que fornecem treinamentos. Também ensinam o “kata do aprendizado” ao seu time, através de ciclos de aprendizado. Ambos os katas estão esquematizados a seguir e um depende do outro.



Katas do coaching e do aprendizado


Lideranca Lean


Percebe-se a necessidade de o líder estar continuamente se aprimorando, e desenvolver as competências Lean Seis Sigma. E o pensamento enxuto. Boas referências para começar são os cursos online gratuitos e totalmente certificados da FM2S, Introdução ao Lean e Seis Sigma White Belt!

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.