10 C's de Avaliação de Fornecedores
Blog

10 de novembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

10 C's de Avaliação de Fornecedores

Como avaliar fornecedores potenciais?

Você já estabeleceu um relacionamento com um fornecedor, apenas para perceber, mais tarde, que você fez a escolha errada?

Por exemplo, você pode ter encontrado um fornecedor que ofereceu um bom preço, mas depois percebeu que seus padrões de qualidade eram baixos ou que sua comunicação era inaceitavelmente pobre.

As discrepâncias entre suas necessidades e as ofertas de um fornecedor podem adicionar custos, causar atrasos e até mesmo prejudicar a reputação da sua organização - por exemplo, se o equipamento ou os recursos fornecidos forem de qualidade inferior.

Os "10 Cs da Avaliação do Fornecedor" ajudam a evitar problemas como estes. Esta lista de verificação ajuda você a definir as necessidades de sua organização, ou mesmo para sua vida pessoal, quando você precisa adquirir algo e assim entender como os fornecedores podem atendê-las e identificar o fornecedor certo para você.

Qual a história dos 10 C's?

Ray Carter primeiro descreveu os Sete Cs de Avaliação de Fornecedores em um artigo de 1995 em "Gerenciamento de Compras e Abastecimento". Mais tarde, ele adicionou três novos Cs ao modelo.

Os 10 Cs são:

  • Competência.
  • Capacidade.
  • Comprometimento.
  • Controle.
  • Cash - Dinheiro.
  • Custo.
  • Consistência.
  • Cultura.
  • Clean - Limpeza.
  • Comunicação.

Este artigo foi publicado em 'The Journal of Purchases and Supply Management', Carter, R., 'The Seven C's of Supplier Evaluation', 44-46, © Elsevier (1995).

Usado como lista de verificação, o modelo de 10 Cs pode ajudá-lo a avaliar potenciais fornecedores de várias maneiras.

Primeiro, você pode usá-lo para analisar diferentes aspectos do negócio de um fornecedor: examinar todos os 10 elementos da lista de verificação lhe dará uma ampla compreensão da eficácia e capacidade de entrega do fornecedor.

A lista de verificação também pode ajudá-lo a negociar um preço mais baixo com um fornecedor.

Por exemplo, é improvável que você encontre um que se destaca em todas as 10 áreas; no entanto, pode ser forte em algumas áreas e fraco em outros. Você pode usar esta visão para negociar um preço mais baixo, especialmente se você perceber que as fraquezas do fornecedor representam um risco para sua empresa e se você precisa tomar medidas para minimizar esse risco.

Como utilizar os 10 Cs?

Vejamos como você pode aplicar os 10 Cs para encontrar o fornecedor que melhor se adapte às necessidades e valores da sua organização.

Competência

Primeiro, veja como é competente este fornecedor. Faça uma avaliação completa das capacidades do fornecedor em relação às suas necessidades, mas depois veja o que os outros clientes pensam. Quão felizes eles estão com o fornecedor? Eles encontraram algum problema? E por que os antigos clientes mudaram de fornecedor?

Procure clientes cujas necessidades e valores sejam semelhantes aos seus, para garantir que a informação que você reúne é relevante para sua organização.

Capacidade

O fornecedor precisa ter capacidade suficiente para lidar com os requisitos da sua empresa. Então, quão rápido será capaz de responder a estes e a outras flutuações de mercado e oferta?

Veja também todos os recursos do fornecedor. Possui recursos para atender às suas necessidades, particularmente quando os compromissos com outros clientes são considerados? (Estes recursos incluem pessoal, equipamento, armazenamento e materiais disponíveis).

Compromisso

Seu fornecedor precisa fornecer provas de que está comprometido com padrões de alta qualidade. Onde apropriado, procure iniciativas de qualidade dentro da organização, como ISO 9001 e Six Sigma.

O fornecedor também precisa mostrar que está comprometido com você, como cliente, durante o tempo que você espera que trabalhe em conjunto. (Isto é particularmente importante se você estiver planejando um relacionamento de longo prazo com o fornecedor.)

Você precisará de evidência de seu compromisso contínuo em atender às suas necessidades, independentemente das necessidades de seus outros clientes.

Controle

Consulte quanto controle este fornecedor tem sobre suas políticas, processos, procedimentos e cadeia de suprimentos.

Como assegurará que ele forneça de forma consistente e confiável, especialmente se depender de recursos escassos e, em particular, se estes forem controlados por outra organização?

Cash - Dinheiro

Seu fornecedor deve estar em boa saúde financeira. As empresas positivas em dinheiro estão em uma posição muito melhor para enfrentar os altos e baixos de uma economia incerta.

Então, esse fornecedor tem muito dinheiro em mãos, ou está sobrecarregado financeiramente? E que informação o fornecedor pode oferecer para demonstrar a sua força financeira em curso?

Custo

Observe o custo do produto fornecido por este fornecedor. Como isso se compara com as outras empresas que você está considerando?

A maioria das pessoas considera o custo como um fator chave na escolha de um fornecedor. No entanto, o custo está no meio da lista de 10 Cs por um motivo: outros fatores, como um compromisso com a qualidade e a saúde financeira, podem potencialmente afetar seu negócio muito mais do que o custo sozinho, especialmente se você confiará no fornecedor em de forma contínua.

Consistência

Como este fornecedor assegurará que ele sempre forneça produtos ou serviços de alta qualidade?

Ninguém pode ser perfeito o tempo todo. No entanto, o fornecedor deve ter processos ou procedimentos em vigor para garantir consistência. Pergunte a este fornecedor sobre sua abordagem e obtenha uma demonstração e um produto de teste, se possível.

Cultura

As melhores relações comerciais são baseadas em valores de correspondência que se aproximam. É por isso que o olhar para a cultura de negócios do fornecedor é importante. Por exemplo, e se o valor mais importante da sua organização for qualidade, e seu fornecedor principal se preocupa mais com o cumprimento dos prazos? Esta incompatibilidade poderia significar que está disposta a cortar os cantos de uma forma que poderia revelar-se inaceitável para você.

Clean - Limpo

Isso se refere ao compromisso desse fornecedor em relação à sustentabilidade, e sua adesão às leis ambientais e às melhores práticas. O que está fazendo para aliviar a pegada ambiental? Peça para ver provas de qualquer elogios ou credenciais verdes que ganhou.

Além disso, este fornecedor trata suas pessoas - e as pessoas ao seu redor - bem; e tem uma reputação de fazer negócios eticamente?

Comunicação

Consulte como o fornecedor planeja manter contato com você. Será que as abordagens de comunicação propostas se alinharão com seus métodos preferidos? E quem será sua pessoa de contato nesta empresa?

Também é importante descobrir como o fornecedor irá lidar com as comunicações em caso de crise. Quão rápido irá notificá-lo se houver uma interrupção do fornecimento? Como essa comunicação terá lugar? E você poderá alcançar pessoas seniores, se precisar?

Importante: Certifique-se de que toda a informação gerada pela sua pesquisa - especialmente as consultas direcionadas diretamente ao fornecedor - é por escrito. Isso significa que a informação estão "registradas" e que você pode localizá-la facilmente em caso de problema.

Pontos chave

Ray Carter desenvolveu pela primeira vez o Seven Cs of Supplier Evaluation em 1995. Ele adicionou mais três Cs.

Os 10 Cs são:

  • Competência.
  • Capacidade.
  • Comprometimento.
  • Controle.
  • Cash - Dinheiro.
  • Custo.
  • Consistência.
  • Cultura.
  • Clean - Limpeza.
  • Comunicação.

Você pode usar este modelo para avaliar a competência e a viabilidade de fornecedores potenciais. E, utilizar isso quando for adquirir algo na sua vida pessoal! Pois isso, pode ajudá-lo a escolher a empresa que melhor atenda às suas necessidades e que alinha com os valores da sua organização ou sua vida pessoal.

   

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos