Aluno em Destaque: PDSA e VOC de Supply
Blog

05 de novembro de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Aluno em Destaque: PDSA e VOC de Supply

Como funciona um PDSA na prática?


PDSA elaborado por nosso aluno Matheus Parra para entender as possíveis causas de atraso na entrega dos insumos pelos fornecedores e para monitorar os ganhos ao longo do ano. O Estudo foi estruturado após o Matheus participar do nosso Green Belt e do Black Belt. Dúvidas? Vá direto a fonte e pergunte ao Matheus. Para saber mais sobre nosso Green Belt, nada melhor do que perguntar para alguém que fez o curso levando-o a sério.


Além do PDSA, Matheus fez uma aplicação de VOC que nos fez inveja. Nós o colocamos no Green Belt supervisionado FM2S, em que o aluno é inserido num projeto. Neste, seu objetivo era estruturar um VOC de produtos de e-commerce. Ficou show!


Por meio de um Árvore de Estratégia ele desdobrou o que nosso cliente deveria fazer para aumentar a venda de seu produto pela internet. Com a árvore CTC, descobriu que um dos direcionadores mais importantes para os clientes era a confiança e, sendo assim, desdobrou ações para nosso cliente aumentá-la. É gostoso demais, para o nosso corpo docente, ver um aluno aplicar nossas ferramentas e obter resultados com isto. Teoria apenas, não nos satisfaz. Mas um PDSA com um A maísculo, deixa a equipe FM2S animada para continuar trabalhando. Nossos alunos decidiram não viver a crise e fizeram como Nizan Guanaes falou em seu post "Vamos Trabalhar".


Em breve, vamos compartilhar o trabalho de outros alunos. Há vários PDSAs no forno que eles estão nos enviando. Mesmo após a finalização do curso, nós reforçamos a importância dos alunos continuarem utilizando o canal que tem conosco para auxílio na hora de realizar melhorias. Acreditamos que assim como o Lean, o aprendizado é puxado e não empurrado. Nas primeiras 40 horas, nosso objetivo é que eles conheçam e se interessem pelo assunto, pois o aprendizado concreto só virá quando aplicarmos!



Para baixar o PDSA


Como funciona o PDSA na prática?


Neste artigo, gostaríamos de mostrar como aproveitar dois grandes ativos gratuitos disponíveis (PDSA e Google Trends) para você aumentar seus ganhos em tempos de crise. Imagine que a situação está difícil e para melhorar um pouco suas perspectivas você decida empreender em algum novo negócio. Porém, você têm dúvidas: qual negócio abrir? Qual mercado é interessante para eu entrar? Para lhe ajudar em decisões estratégicas como esta nós vamos utilizar o PDSA (disponível e gratuito) e o Google Trends (disponível e ainda gratuito também). Você também vê isto nos cursos de Green Belt e Black Belt.







PDSA: Plan


Objetivo: descobrir um bom negócio para se comercializar por meio de uma loja virtual.



















Questões Predições (O que achamos antes do estudo)
1)      Quais os termos de busca relacionados à loja virtual com maior volume? 1)      Termos relacionados à roupa, principalmente as femininas.
2)      Quais as regiões que mais pesquisam estes termos? 2)  A regiões com maior volume de busca são as cidades e Estados com populações mais numerosas
3)      Quais são as regiões mais carentes dos produtos que podemos focar?        3)  Algumas cidades mais afastadas dos centros financeiros do país – eixo Porto Alegre -> Rio de Janeiro

Para responder as questões iremos utilizar a ferramenta Google Trends disponível no site: http://www.google.com.br/trends/explore. Para responder a primeira questão, pesquisaremos os termos de buscas relacionados à loja virtual, e-commerce e outras palavras sugeridas pela ferramenta. Depois de encontrados, analisaremos a evolução destes ao longo do tempo, por meio de um gráfico de tendência.


Em seguida, analisaremos as buscas regionais pelos termos encontrados. Para isto, utilizaremos gráfico de dispersão e tendência.


Por último, tentaremos cruzar as buscas com o mercado. Para isto, vamos buscar dados das vendas ou lançamentos relacionados aos termos.



PDSA: Do


Pesquisas realizadas e problemas não foram encontrados.



PDSA: Study


1_

Figura 1: evolução da busca pelos termos loja virtual e e-commerce.


Pela figura 1 pode-se ver que loja virtual, ao contrário de e-commerce, é a palavra chave das buscas no Brasil. Além disto, vê-se que o maior interesse pelo tema deu-se entre os anos de 2010 e 2011, mas que ainda há interesse.

2_

Figura 2: interesse no termo loja virtual por região.


A figura 2 nos diz que o Estado que mais pesquisa o termo é São Paulo, seguido por Espírito Santo, Minas Gerais, Rio, Mato Grosso, Santa Catarina e Sergipe. Quanto a São Paulo, estava de acordo com nossas predições, pois é o Estado mais populoso do país, mas os demais nos trazem dados interessantes. Nunca imaginei que Sergipe fosse um Estado tão interessado pelo tema, dado sua pequena população.


3_

Figura 3: população dos Estados e seu número de buscas.


Quando dividimos a população pelas buscas, nos saltam aos olhos Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A população destes Estados interessa-se mais por loja virtual do que os outros.


pdsa

Figura 4: termos relacionados à loja virtual.


Na figura 4 temos os termos relacionados à loja virtual. A mais procurada é a loja vivo, depois Hering, Facebook e Boticário. Desta maneira, nossa ideia inicial de que roupas femininas eram as lojas mais quentes na internet foram por terra.


Para entender mais sobre estas lojas, a ferramenta nos permite clicar no termo loja vivo e nos abre várias informações sobre ele. Com estas informações, podemos ver a evolução das pesquisas ao longo do tempo e a região em que aconteceram.


pdsa

Figura 5: análise termo loja vivo.


Pela figura 5 é possível enxergar que as buscas pela loja vivo foram muito fortes no passado, atingindo o auge em 2010 e praticamente se extinguindo em 2015. Pode-se observar o bom de pesquisas veio do Estado do Espírito Santo, o que ajuda a explicar a nossa análise anterior. Se quiséssemos, poderíamos continuar a busca e irmos explorando termo a termo até encontrarmos aquele relacionado à um negócio que nos interessasse. Porém, como o espaço do artigo é curto, encerramos por aqui.


Como conclusão do estudo nós aprendemos que roupas femininas não é o termo mais buscado quando pensamos em loja virtual. Aprendemos que além das roupas, compram-se perfumes, celulares além de vários outros itens. Vimos também que não necessariamente as regiões mais populosas são as mais interessadas no tema, encontrando 4 Estados que se destacaram dos demais. Por último, vimos que cada termo apresenta um histórico diferente sendo desta forma, importante estudarmos mais para respondermos a terceira questão do PDSA.



PDSA: Ação


Como ação pós-estudo, sugiro a continuidade da pesquisa para os termos que vocês mais se interessam. Se quiser abrir uma loja relacionada ao esporte tênis. Podemos procurar “raquete de tênis”, como na figura 6.


pdsa

Figura 6: buscas por raquete de tênis.


Quando olhamos esta busca, por exemplo, vemos que as cidades de Campinas e Ribeirão Preto são as líderes. Para abrir o seu Tênis Shop, estas duas são as mais promissoras.

Quer ajuda numa análise? Envie-nos a demanda. Faremos com prazer, pois dados, negócios e análise é o nosso negócio.

 

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.