Jovens Brilhantes que Sonham Alto: 7 Desafios
Blog

24 de fevereiro de 2016

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Jovens Brilhantes que Sonham Alto: 7 Desafios

Quem são os jovens brilhantes?


Neste post, peço licença das teorias sobre gestão e aplicações Estatísticas, para escrever sobre sonhos. Refiro-me aos sonhos de jovens talentosos, que não tem medo do futuro e energia de sobra. Que podem almejar coisas grandes, pois combinam inteligência, humildade e força de vontade. Para isto, vou elencar 7 desafios que estes jovens tem e dar algumas dicas, para enfrenta-las. Aos brilhantes que me leem, tenho certeza de que me pedirão o p-valor das dicas ou ao menos, boas referências que atestam o que falarei, mas concedam-me uma licença poética. Vou falar utilizando um pouco da minha experiência e ocultar as referências bibliográficas do texto. É para vocês se identificarem, complementarem e contribuírem, além de saber que terás aqui um ponto de apoio para quando precisarem. Vamos lá. Começando por um E-book Essencial para este público.


Jovens brilhantes



Jovens Brilhantes e seus Desafios


1) O primeiro Desafio que estes jovens enfrentam, começa lá na escola fundamental e vai até o início do ensino médio. A maioria deles participa de aulas de reforço. Recuperação? Não, aprofundamento. Tais jovens aproveitam mais seu tempo na escola, frequentando aulas não obrigatórias dedicadas ao aprofundamento do conhecimento. Enquanto uns pulam o muro ou fogem, ao bater dos sinais, estes jovens buscam mais. E por quê? Adoram desafio e sonham com prêmios muito maiores do que o simples “passar de ano”.


O que motiva este grupo são as grandes competições estudantis, especialmente às olimpíadas de matemática, física e química. Como estou ficando velho, há inúmeras competições deste nível hoje, mas no meu tempo, estas três eram as que mais tornavam estes jovens engajados. E qual desafio enfrentam estes jovens? O desafio de gostarem do que poucas pessoas gostam e por isto, conviverem com algumas brincadeiras de mau gosto e apelidos depreciativos como NERD. Não deem ouvidos às bobagens que lhes são ditas, continuem neste caminho, pois vale a pena. Receber o prêmio destas competições é algo incrível e fará seu esforço valer a pena.



Como passar no Vestibular?


2) O segundo Desafio é está no último ano do ensino médio. Tais jovens têm como objetivo passar direto do vestibular e pular a etapa do cursinho. Para isto, definem o projeto “passar de ano” no começo e trabalham duro o ano todo para isto. Por trabalhar duro, refiro-me a aplicar o que sabem nas inúmeras provas disponíveis, prestar atenção às aulas, fazer a lição de casa e perguntar as dúvidas aos professores. Jovens nesta etapa, não deem ouvidos quando reclamarem das perguntas que você faz próximo ao final da aula. Acredite na sua teoria: quanto menos dúvidas restar, menos estudo complementar é necessário para alcançar o resultado desejado. Também não ligue para aqueles que reclamam que você não frequenta tantas baladas quanto poderia, pois não é enchendo o facebook de fotos a lá rei do camarote que medimos felicidade. Continue no caminho.



Como se formar na Faculdade?


3) O terceiro Desafio vem quando o ocorre o ingresso na faculdade. Chegando lá, você conhece diversos alunos que reclamam das “dps” que pegaram e sobre o quanto é difícil passar nas provas. Relatam que tinham o mesmo histórico escolar que vocês, mas nem assim, conseguiram formar-se em 5 anos. Decretam que isto é impossível e que os professores, a estes algozes, são irredutíveis. Também emendam o papo falando que a faculdade é a melhor época da vida e que você só tem 18 anos uma vez na vida (perguntei se isto era específico para os 18, mas não fui respondido). Diante disto, não se deixe abalar e continue firme na sua caminhada.


Não tenda à mediocridade e continue determinado nas suas convicções. Há muitos professores ótimos na faculdade. Professores estes, que serão seus colegas de profissão para a vida toda e lhe ajudarão a passar nas matérias mais desafiadoras. Irão lhe indicar excelentes artigos, exercícios, livros e experimentos laboratoriais que farão conceitos complexos e complicados, serem rapidamente compreendidos. Mas o sarrafo começou a subir. Se “dar uma lida bastava”, aqui estes jovens terão de estudar um pouco mais. Também aproveito para falar que cursos extras nesta fase irão o ajudar muito a se destacar. O Green Belt feito durante a graduação foi um importante divisor de águas para alcançar o estágio que desejava.



Como conseguir Estágio?


4) O quarto Desafio é o estágio. Um jovem, isolado durante anos pelos muros da faculdade, preocupado com notas e importantes leis ou tratados, é colocado em contato direto com o mercado de trabalho. Acostumado a ter sua inteligência desafiada ao máximo, competindo com outras pessoas talentosas e focadas, agora é solicitado para contar estoque ou criar formulários. Não se deixe abater meu caro. É aqui que surge a oportunidade para você mostrar a que veio e o porquê as pessoas devem abrir espaço.


Se por exemplo, para você fizer cotações, faça algumas e crie um sistema, para auxiliar a execução dos orçamentos ou automatizá-los. Tenho certeza que este é um ótimo começo. Mais uma vez, não dê ouvidos àqueles que lhe dirão que sempre foi assim e que automatizar a planilha, é ruim para a equipe. Faça. Invista no seu estágio e aproveite para aprender e aplicar o conhecimento que você carrega. Se puder, faça estágio nas férias logo no primeiro ano de faculdade. A maioria são estágios não remunerados, mas excelentes em conteúdo. Isto o manterá conectado ao mercado de trabalho e por dentro dos desafios das empresas.



Como conseguir Emprego?


5) O quinto Desafio é o emprego. Você, jovem brilhante, arrebentou no estágio e foi convidado para a efetivação. Aí, é efetivado e começa a responder para um chefe que quer te bloquear: como superar este desafio? Do mesmo modo do estágio. Mostre que você aprende mais rápido, pois tem potencial e muita força de vontade. Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão e ajude seu chefe a alcançar metas ambiciosas. Se fizer isto e ele não se tocar, algum bom líder da empresa, o chamará na equipe. Utilize o tempo livre, para pesquisar sobre os problemas longe da “muvuca” da empresa.


Os melhores jovens que conheço, são aqueles que quando submetidos a um desafio, o resolvem com método e visão sistêmica. Em muitos treinamentos que ministramos, ao colocarmos desafios ou temas complexos, nossos jovens brilhantes nos brindam com várias perguntas no dia e vasto material pesquisado na manhã seguinte. Se chegarem a suas residências com um desafio, não dormem sem fazer uma densa pesquisa na internet que os leve a uma maior compreensão do assunto. Além disto, são ávidos leitores e quase sempre, substituem horas de televisão exaustiva, por prazerosas horas de leitura. Como diria um professor, conhecimento é proporcional ao número de horas com a “poupança” na cadeira. Mesmo para os jovens brilhantes.



Como enfrentar os Desafios?


6) O sexto Desafio, sãos os problemas complexos. Depois de alguns anos na empresa, você começa a ser desafiado a bater metas maiores e mais assustadoras. E este desafio, vem acompanhado dos comentários da plateia que bradam coisas do tipo: agora eu quero ver... , ou vamos ver se ele é bom, e por aí vai. Não se deixe levar. Encare este desafio para valer. É aqui que os conceitos aprendidos no Black Belt e no Master Black Belt vão te ajudar a dar um show. É aqui que o estudo guiado, conceitos importantes sobre variabilidade, visão sistêmica, teoria do aprendizado e gestão de pessoas, vai lhe tornar imbatível. Não importa o quão grande sejam os problemas, os jovens brilhantes, fazendo uso da disciplina de foco, tempo e método, resolverão.



Como garantir o Gerenciamento?


7) Por fim, após esta carreira exigente, o jovem brilhante é elencado para um cargo de gestão. Neste momento, todo o conhecimento técnico torna-se acessório e ele precisará aumentar seu conhecimento em gestão. Para fechar este GAP, o jovem deverá tomar aqueles líderes que o inspiram como professores e continuar lendo muito sobre o tema. Este é o caminho para alcançar a excelência na gestão e criar equipes que aproveitarão todo o potencial dele como chefe. Na minha percepção, estes jovens tornar-se-ão excelentes líderes, pois não terão necessidade de autoafirmação e nem irão temer outros jovens brilhantes na equipe. Serão líderes que se preocuparão em determinar a direção da equipe, o conhecimento necessário e com a liberação dos obstáculos do caminho.


Com este post, deixo aqui esta mensagem aos jovens brilhantes: continuem assim. Quando abrimos o jornal e nos deparamos com este mar de gente malandra e sem visão, penso que a única saída para o desenvolvimento do país são vocês. Digo isto, pois vocês pensam no longo prazo, trabalham duro, não se desviam do foco e não buscam trapacear com ninguém. É com ética e suor que fazem sua carreira e, farão um Brasil melhor. Jpvens Brilhantes: Contem conosco! Usem e abusem de nossas certificações. Abordados no White BeltGreen Belt e Black Belt, além do Lean do PMP.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.