12 dicas para montar sua equipe de trabalho
Melhoria de Processos

02 de agosto de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

12 dicas para montar sua equipe de trabalho

Como você monta sua equipe de trabalho?


As pessoas em todos os locais de trabalho falam sobre a construção da equipe de trabalho, trabalhar em equipe, mas poucos entendem como criar a experiência de trabalho em equipe ou como desenvolver uma equipe efetiva. Pertencer a uma equipe, no sentido mais amplo, é o resultado de sentir parte de algo maior do que você. Tem muito a ver com sua compreensão da missão ou dos objetivos da sua organização. Isso é fundamental para as equipes Seis Sigma Green Belt e Black Belt. Também o é, para o Lean.



Em um ambiente orientado à equipe, você contribui para o sucesso geral da organização.

Você trabalha com outros membros da organização para produzir estes resultados. Mesmo que você tenha uma função de trabalho específica e pertença a um departamento específico, você está junto com outros membros da organização para atingir os objetivos gerais.


É necessário diferenciar o senso geral de trabalho em equipe da tarefa de desenvolver uma equipe efetiva que seja formada para atingir um objetivo específico. As pessoas confundem os dois objetivos de construção de equipe.


É por isso que tantos seminários, reuniões, retiros e atividades de construção de equipes são considerados falhas por seus participantes. Os líderes não conseguiram definir a equipe que eles querem construir. Desenvolver uma sensação geral de trabalho em equipe é diferente de construir uma equipe de trabalho efetiva e focada quando considerar abordagens de construção de equipe.




[caption id="attachment_15129" align="aligncenter" width="600"]Curso Gestão de Equipes Curso Gestão de Equipes[/caption]

Quais as dicas matadoras?


Executivos, gerentes e membros da equipe de organização exploram universalmente maneiras de melhorar os resultados e rentabilidade dos negócios. Muitos vêem estruturas de organização baseadas em equipe, horizontais, como o melhor design para envolver todos os funcionários na criação de sucesso comercial.


Não importa o que você chama de esforço de melhoria baseado em equipe: melhoria contínua, qualidade total, fabricação enxuta ou equipes de trabalho autodirigidas, você está se esforçando para melhorar os resultados para os clientes.


Poucas organizações, no entanto, estão totalmente satisfeitas com os resultados que seus esforços de melhoria de equipe produzem.


Se os esforços de melhoria de sua equipe não estão à altura das suas expectativas, esta lista de verificação de autodiagnóstico pode dizer o porquê. O sucesso da construção de equipes, que cria equipes de trabalho efetivas e focadas, requer atenção para cada um dos seguintes.



Expectativas claras


As lideranças executivas comunicaram claramente suas expectativas quanto ao desempenho da equipe e resultados esperados? Os membros da equipe entendem por que a equipe foi criada? A organização está demonstrando constância de propósito em apoiar a equipe com recursos de pessoas, tempo e dinheiro? O trabalho da equipe recebe ênfase suficiente como prioridade em termos de tempo, discussão, atenção e interesse dirigidos por líderes executivos?



Contexto


Os membros da equipe entendem por que eles estão participando da equipe? Eles entendem como a estratégia de usar equipes ajudará a organização a alcançar seus objetivos de negócios comunicados? Os membros da equipe podem definir a importância de sua equipe na realização de objetivos corporativos? A equipe sabe onde seu trabalho se encaixa no contexto total dos objetivos, princípios, visão e valores da organização?



Compromisso


Os membros da equipe querem participar da equipe? Os membros da equipe sentem que a missão da equipe importante? Os membros estão empenhados em cumprir a missão da equipe e os resultados esperados? Os membros da equipe percebem seu serviço como valioso para a organização e para suas próprias carreiras? Os membros da equipe antecipam o reconhecimento de suas contribuições? Os membros da equipe esperam que suas habilidades cresçam e se desenvolvam no time? Os membros da equipe estão entusiasmados e desafiados pela oportunidade da equipe?



Competência


A equipe tem a sensação que as pessoas apropriadas participam do time? (Como exemplo, em uma melhoria de processo, cada etapa do processo é representada na equipe?) A equipe sente que seus membros têm conhecimento, habilidade e capacidade para abordar as questões para as quais a equipe foi formada? Caso contrário, a equipe tem acesso à ajuda necessária? A equipe sente que tem recursos, estratégias e suporte necessários para cumprir sua missão?



Documentação de trabalho


A equipe tomou para si a responsabilidade a ela atribuída e projetou sua própria missão, visão e estratégias para realizar a missão? A equipe definiu e comunicou seus objetivos, seus resultados e contribuições; seus cronogramas; e como ele irá medir os resultados de seu trabalho e o processo que o time seguiu para realizar sua tarefa? A equipe de liderança ou outro grupo de coordenação suporta o que a equipe projetou?



Controle


A equipe tem liberdade e empoderamento suficientes para sentir a propriedade necessária para cumprir sua carta? Ao mesmo tempo, os membros da equipe compreendem claramente seus limites? Até que ponto os membros podem buscar soluções? São limitadas (ou seja, recursos monetários e temporários) definidas no início do projeto antes que a equipe experimente barreiras e retrabalho?


O relacionamento e a responsabilidade de relatórios da equipe são compreendidos por todos os membros da organização? A organização definiu a autoridade da equipe? Para fazer recomendações? Para implementar seu plano? Existe um processo de revisão definido para que tanto a equipe quanto a organização estejam consistentemente alinhadas em direção e propósito?


Os membros da equipe se responsabilizam por cronogramas, compromissos e resultados do projeto? A organização tem um plano para aumentar as oportunidades de autogestão entre os membros da organização?



Colaboração


A equipe conhece processo de equipe e grupo? Os membros compreendem os estágios do desenvolvimento do grupo? Os membros da equipe estão trabalhando juntos de forma eficaz interpessoal? Todos os membros da equipe compreendem os papéis e as responsabilidades dos membros da equipe?


A equipe pode abordar a resolução de problemas, a melhoria de processos, a definição de metas e a mensuração em conjunto? Os membros da equipe cooperam para realizar a carta da equipe? A equipe estabeleceu normas de grupo ou regras de conduta em áreas como resolução de conflitos, tomada de decisão consensual e gerenciamento de reuniões? A equipe está usando uma estratégia apropriada para realizar seu plano de ação?



Comunicação


Os membros da equipe estão claros sobre a prioridade de suas tarefas? Existe um método estabelecido para as equipes dar feedback e receber feedback de desempenho honesto? A organização fornece informações comerciais importantes regularmente?


As equipes entendem o contexto completo para sua existência? Os membros da equipe se comunicam de forma clara e honesta entre si? Os membros da equipe trazem opiniões diversas à mesa? Os conflitos são necessários conflitos e geridos apropriadamente?



Inovação criativa


A organização está realmente interessada em mudanças? Valoriza o pensamento criativo, soluções únicas e novas ideias? Recompensa as pessoas que assumem riscos para fazer melhorias? Ou recompensa as pessoas que se enquadram e mantêm o status quo? Fornece treinamento, educação, acesso a livros e filmes, e viagens de campo necessárias para estimular novos pensamentos?



Consequências


Os membros da equipe se sentem responsáveis pelas conquistas da equipe? As recompensas e o reconhecimento são fornecidos quando as equipes são bem-sucedidas? O risco razoável é respeitado e encorajado na organização? Os membros da equipe temem represálias? Os membros da equipe passam seu tempo apontando erros em vez de resolver problemas?


A organização está projetando sistemas de recompensa que reconhecem desempenho tanto em equipe quanto em particular? O planejamento da organização é para compartilhar ganhos e aumentar a lucratividade com colaboradores individuais e de equipe? Os colaboradores podem ver seu impacto no aumento do sucesso da organização?



Coordenação


As equipes são coordenadas por um time de liderança central que auxilia os grupos a obter o que eles precisam para o sucesso? As prioridades e a alocação de recursos foram planejadas entre os departamentos? As equipes entendem o conceito de cliente interno - o próximo processo, qualquer pessoa a quem eles fornecem um produto ou um serviço?


As equipes multifuncionais e multi-departamento são comuns e funcionam de forma eficaz? A organização está desenvolvendo uma orientação orientada para o cliente focada no processo e se afastando do pensamento departamental tradicional?



Mudança cultural


A organização reconhece que a cultura organizacional do futuro, baseada em equipe, colaborativa, capacitadora, é diferente da organização hierárquica tradicional que pode ser atualmente? A organização está planejando ou em processo de mudança de como recompensa, reconhece, avalia, contrata, desenvolve, planeja, motiva e administra as pessoas que emprega?


A organização planeja usar falhas para aprender e suportar riscos razoáveis? A organização reconhece que quanto mais ela pode mudar seu clima para apoiar as equipes, mais receberá no retorno do trabalho das equipes?


Gaste tempo e atenção em cada uma dessas doze dicas para garantir que suas equipes de trabalho contribuam de forma mais eficaz para o sucesso do seu negócio. Os membros da sua equipe irão amá-lo, seus negócios irão disparar e as pessoas capacitadas serão "próprias" e serão responsáveis por seus processos de trabalho. A sua vida profissional pode ser melhor do que isso?

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.