Quais são os 10 erros mais comuns de liderança e gestão?
Carreira

04 de outubro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Quais são os 10 erros mais comuns de liderança e gestão?

Como evitar as armadilhas?


Neste post, olharemos para 10 dos erros mais comuns de liderança e gerenciamento, e destacando o que você pode fazer para evitá-los. Se você pode aprender sobre isso aqui, ao invés de através da experiência, você se economizará muito problema! É nesse ponto, de aprender antes de que o problema apareça, que os nossos cursos de  White BeltGreen Belt e Black Belt são uma ótima fonte de novos conhecimentos e ferramentas.





  1. Não fornecer feedback




Marina é um representante de vendas talentoso, mas ela tem o hábito de atender o telefone de forma não profissional. Seu chefe está ciente disso, mas ele está esperando sua revisão de desempenho para dizer a ela onde ela está indo errado. Infelizmente, até que ela tenha sido alertada para o problema, ela continuará adiando os potenciais clientes.


De acordo com uma pesquisa realizada com 1.400 executivos entrevistados, o fracasso em fornecer feedback é o erro mais comum que os líderes fazem. Quando você não fornece feedback imediato para o seu pessoal, você está privando-os da oportunidade de melhorar seu desempenho.


Para evitar esse erro, saiba como fornecer feedback regular para o seu time!





  1. Não ter tempo para sua equipe




Quando você é um gerente ou líder, é fácil ficar tão envolvido em sua própria carga de trabalho que você não se disponibiliza para sua equipe.


Sim, você tem projetos que você precisa entregar. Mas o seu povo deve vir primeiro - sem você estar disponível quando eles precisam de você, seu pessoal não saberá o que fazer e não terá o apoio e a orientação que eles precisam para atingir seus objetivos.


Evite esse erro ao bloquear o tempo em sua agenda especificamente para o seu pessoal e aprendendo a ouvir ativamente para sua equipe. Desenvolva sua inteligência emocional para que você possa estar mais atento ao seu time e suas necessidades, e tenha um horário regular quando "sua porta estiver sempre aberta", para que suas pessoas saibam quando podem obter sua ajuda.


Uma vez que você está em um papel de liderança ou gerenciamento, sua equipe sempre deve vir primeiro - este é, no fundo, o que é uma boa liderança!





  1. Ser muito “mão na massa”




Uma de suas equipes acaba de completar um projeto importante. O problema é que ele não entendia a especificação do projeto, e você não ficou em contato com ele enquanto ele estava trabalhando nisso. Agora, ele completou o projeto no caminho errado, e você está diante de explicar isso a um cliente irritado.


Muitos líderes querem evitar o micro gerenciamento. Mas indo para o extremo oposto (com um estilo de gerenciamento de mão-de-obra) também não é uma boa ideia - você precisa obter o equilíbrio certo.





  1. Ser muito amigável




A maioria de nós quer ser vista como amigável e acessível às pessoas em nossa equipe. Afinal, as pessoas estão mais felizes trabalhando para um gerente que eles seguem. No entanto, às vezes você terá que tomar decisões difíceis em relação às pessoas em sua equipe, e algumas pessoas ficarão tentadas a aproveitar seu relacionamento se você for muito amigável com eles.


Isso não significa que você não pode se socializar com seu pessoal. Mas, você precisa obter o equilíbrio entre ser amigo e ser chefe.





  1. Falha em Definir Objetivos




Quando seu pessoal não tem objetivos claros, eles se confundem em seu dia. Eles não podem ser produtivos se eles não sabem o que eles estão trabalhando, ou o que seu trabalho significa. Eles também não podem priorizar sua carga de trabalho efetivamente, o que significa que os projetos e as tarefas são concluídas na ordem errada.


Evite esse erro ao aprender como definir metas SMART para sua equipe. Use os princípios da Administração por Objetivos para alinhar os objetivos da sua equipe com a missão da organização.





  1. Motivação incompreedida




Você sabe o que realmente motiva sua equipe? Aqui está uma dica: não é apenas dinheiro!


Muitos líderes cometem o erro de assumir que sua equipe só está trabalhando para uma recompensa monetária. No entanto, é improvável que esta seja a única coisa que os motive.


Por exemplo, as pessoas que procuram um maior equilíbrio entre trabalho e vida podem ser motivadas por dias de Home office ou trabalho flexível. Outros serão motivados por fatores como conquista, responsabilidade extra, elogios ou um senso de camaradagem.





  1. Apressar Recrutamento




Quando sua equipe tem uma grande carga de trabalho, é importante ter pessoas suficientes a bordo para lidar com isso. Mas preencher um papel vago muito rapidamente pode ser um erro desastroso.


O recrutamento apressado pode levar ao recrutamento de pessoas erradas para sua equipe: pessoas que não são cooperativas, ineficazes ou improdutivas. Eles também podem exigir treinamento adicional e diminuir a velocidade de outros em sua equipe. Com a pessoa errada, você desperdiçará valioso tempo e recursos se as coisas não funcionarem e eles saem. O que é pior, outros membros da equipe serão estressados e frustrados por ter que "carregar" o sub-performer.


Você pode evitar esse erro ao aprender como recrutar efetivamente e ao ser particularmente exigente sobre as pessoas que você traz para o seu time.





  1. Ações valem mais que palavras




Se você fizer chamadas telefônicas pessoais durante o tempo de trabalho ou falar negativamente sobre o seu CEO, você pode esperar que as pessoas da sua equipe não façam isso também? Provavelmente não!


Como líder, você precisa ser um modelo para sua equipe. Isso significa que, se eles precisam ficar atrasados, você também deve ficar atrasado para ajudá-los. Ou, se sua organização tem uma regra que ninguém come na mesa, então defina o exemplo e dirija-se à sala de descanso todos os dias para o almoço. O mesmo vale para sua atitude - se você é negativo o tempo, não pode esperar que suas pessoas não sejam negativas.


Então lembre-se, sua equipe está observando você o tempo todo. Se você quiser moldar seu comportamento, comece com o seu próprio. Eles seguirão o exemplo.





  1. Não Delegar




Alguns gerentes não delegam, porque sentem que ninguém, além de si, pode fazer tarefas importantes corretamente. Isso pode causar enormes problemas como gargalos de trabalho em torno deles, e como eles ficam estressados e queimados.


A delegação faz muito esforço na frente, e pode ser difícil confiar em sua equipe para fazer o trabalho corretamente. Mas a menos que você delegue tarefas, você nunca terá tempo para se concentrar na "visão mais ampla" que a maioria dos líderes e gerentes são responsáveis. Além disso, você não conseguirá desenvolver suas pessoas para que possam tirar a pressão de você.





  1. Mal interpretar seu papel




Depois de se tornar um líder ou gerente, suas responsabilidades são muito diferentes das que você tinha antes.


No entanto, é fácil esquecer que seu trabalho mudou e que agora você precisa usar um conjunto diferente de habilidades para ser eficaz. Isso leva você a não fazer o que foi contratado para fazer - liderar e gerenciar.



Pontos Importantes


Todos cometemos erros e existem alguns erros que os líderes e gerentes fazem em particular. Estes incluem não dar bons comentários, ser também "mãos na massa", não delegar efetivamente e mal-entendido seu papel.


É verdade que cometer um erro pode ser uma oportunidade de aprendizagem. Mas, aproveitar o tempo para aprender a reconhecer e evitar erros comuns pode ajudá-lo a tornar-se produtivo e bem sucedido e altamente respeitado pela sua equipe. Para aprimorar sua gestão e liderança faça nossos cursos de Green BeltLean Black Belt.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos